Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

UE anuncia em cimeira com ASEAN 10 mil milhões em investimentos

A União Europeia (UE) anunciou hoje, durante uma cimeira com a ASEAN, a mobilização de 10 mil milhões de euros para acelerar os investimentos em infraestruturas nos países do sudeste asiático, focados na transição verde e conectividade sustentável.

UE anuncia em cimeira com ASEAN 10 mil milhões em investimentos
Notícias ao Minuto

15:00 - 14/12/22 por Lusa

Mundo Investimento

O pacote de 10 mil milhões de euros é mobilizado no quadro da nova estratégica europeia de investimento "Global Gateway", entendida como uma resposta à 'Nova Rota da Seda' - projeto que a China tem já em curso à escala mundial --, e consiste em subvenções do orçamento da UE e no montante estimado de empréstimos em condições favoráveis para projetos de investimento que serão alavancados pelo orçamento do bloco comunitário e pelo financiamento público dos Estados-membros.

De acordo com a Comissão Europeia, "este pacote centrar-se-á na transição verde e na conectividade sustentável no sudeste asiático", com os investimentos a focarem-se nos domínios da energia, transportes, digitalização, educação e promoção do comércio e cadeias de valor sustentáveis.

Ainda segundo Bruxelas, os investimentos "apoiarão a transição do sudeste asiático para uma economia verde, melhor acesso a serviços essenciais, e oportunidades económicas e de emprego".

"Celebramos hoje 45 anos de cooperação entre duas regiões que acreditam no multilateralismo e numa ordem mundial baseada em regras. O 'Global Gateway' aprofundará ainda mais a nossa parceria estratégica", comentou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os chefes de Estado e de Governo da UE e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) celebram hoje, em Bruxelas, a primeira cimeira de sempre entre os líderes dos dois blocos, para comemorar os 45 anos de relações diplomáticas.

Esta inédita cimeira comemorativa UE-ASEAN antecede aquele que será o último Conselho Europeu de 2022, que os líderes dos 27 Estados-membros do bloco comunitário realizam na quinta-feira, igualmente em Bruxelas.

A ASEAN é uma organização da qual fazem parte Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar (antiga Birmânia), Singapura, Tailândia e Vietname.

A ASEAN, reconhecida como parceira estratégica da União desde 2020, constitui o terceiro maior parceiro comercial dos 27 fora da Europa, depois de Estados Unidos e China.

A cimeira, que se celebra em formato de sessão plenária com todos os países-membros das duas organizações, é copresidida pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e pelo presidente da ASEAN em exercício este ano, o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sem.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Líderes da UE e da ASEAN celebram primeira cimeira em 45 anos de relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório