Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Relato. Guia despede-se da família após vulcão entrar em erupção no Chile

O responsável e o grupo acabaram por ficar a salvo.

Notícias ao Minuto

23:28 - 13/12/22 por Teresa Banha

Mundo Chile

Um guia turístico gravou o momento desesperante em que o vulcão Lascar, em San Pedro de Atacama, no Chile, entrou em erupção, no sábado passado.

Confrontado com a possibilidade de não se conseguir salvar, o guia, identificado como Felipe, acabou por se despedir da sua família.

"O vulcão acabou de entrar em erupção. Estou à beira da cratera. Andrés, irmãos, eu amo-vos muito, companheiros. Eu não sei o que vai acontecer. Um beijo", é possível ouvir o responsável dizer.

Ao portal de notícias local Meganoticias, o guia, que já esteve na cratera cerca de 700 vezes ao longo de 17 anos, descreveu o momento. "Foi uma experiência espetacular, sou grato pela vida", explicou.

"Foi uma fração de segundo. No começo, eu estava com medo, mas não havia material grande, apenas cinzas. Eu estava com passageiros, que ficaram um pouco assustados, mas a calma é sempre uma boa amiga", alertou. No momento inicial da erupção o grupo estariam a cerca de 50 metros do cume, e acabaram por ter que andar durante 30 minutos até um local seguro.

O trabalhador disse que a empresa para onde trabalha é rigorosa e que seguirão as recomendações das autoridades locais, que proibiram as visitas desde sábado.

Ouça o relato e veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Carro embate em duas viaturas estacionadas. Condutor era um cão 'carente'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório