Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

EUA anunciam novo pacote de ajuda para reforçar defesas antiaéreas

Os Estados Unidos anunciaram hoje mais 275 milhões de dólares (cerca de 260 milhões de euros) em ajuda militar à Ucrânia, com o objetivo de reforçar as suas defesas antiaéreas.

EUA anunciam novo pacote de ajuda para reforçar defesas antiaéreas
Notícias ao Minuto

18:08 - 09/12/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O pacote inclui munições e defesas antiaéreas do inventário do Pentágono, disse John Kirby, porta-voz da Casa Branca.

Com este anúncio, os EUA forneceram cerca de 18 mil milhões de euros em assistência de segurança à Ucrânia desde que o Presidente Joe Biden chegou à Casa Branca, em janeiro de 2021.

A Rússia intensificou os ataques aéreos contra as infraestruturas responsáveis pelo fornecimento de energia à Ucrânia nas últimas semanas, aumentando o receio de que os cidadãos ucranianos fiquem sem eletricidade e aquecimento durante o inverno.

A NATO acusa o Presidente russo, Vladimir Putin, de tentar usar o inverno como uma "arma de guerra".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: EUA aplicam novas sanções à Rússia (que incluem a Comissão Eleitoral)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório