Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Crânio de T-Rex com 76 milhões de anos vai ser leiloado em Nova Iorque

O fóssil pesa quase 100 quilos e tem cerca de 2 metros de altura.

Crânio de T-Rex com 76 milhões de anos vai ser leiloado em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

15:56 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Dinossauros

Por cerca de 20 milhões de euros, alguém vai poder dizer que é o dono de um dos achados arqueológicos mais cobiçados do Período Cretáceo. Na sexta-feira, um crânio de um Tyrannosaurus Rex - ou T-Rex - com cerca de 76 milhões de anos vai ser vendido num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque.

O crânio do T-Rex, denominado Maximus, pesa quase 100 quilos e, segundo a empresa de leilões, inclui a maioria dos ossos externos dos dois lados da face e tem o maxilar praticamente intacto, com a maioria dos dentes.

A Sotheby's disse também, citada pela NBC News, que este é o crânio de T-Rex mais completo alguma vez encontrado. O crânio do Maximus tem cerca de dois metros de altura e está assente num pedestal de ferro. A empresa afirmou que a maioria do esqueleto deste dinossauro foi destruído pelo impacto da erosão, após milhões de anos enterrado.

O fóssil foi descoberto durante uma série de escavações em 2020 e 2021, numa propriedade privada no Dakota do Sul, nos Estados Unidos. O achado surgiu na mesma região onde foram encontrados vários outros fósseis de dinossauros do Período Cretáceo.

Um dos dinossauros encontrados nessa zona, Hell Creek Formation, foi também escavado o esqueleto de T-Rex mais bem preservado, de uma fêmea denominada Sue. O exemplar foi vendido por quase 8 milhões de euros e está exposto num museu em Chicago.

O Tyrannosaurus Rex é um dos dinossauros mais estudados e também mais apropriados no mundo do entretenimento, seja no cinema, nas artes plásticas ou na literatura. O animal podia atingir um comprimento de 12 metros e uma altura de quase quatro metros, podendo pesar até várias toneladas. Com um crânio gigante e membros superiores pequenos, o T-Rex é também conhecido por ser um dos maiores predadores que alguma vez caminhou na face da terra.

Leia Também: T. rex de 12 metros de comprimento em exposição antes de ser leiloado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório