Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Militares e civis sudaneses assinam acordo para pôr fim à crise política

Os líderes militares do Sudão e o principal grupo pró-democracia assinaram hoje um acordo para pôr fim a uma crise profunda que tem dominado o país desde o golpe de Estado, mas os principais dissidentes ficaram de fora. 

Militares e civis sudaneses assinam acordo para pôr fim à crise política
Notícias ao Minuto

10:55 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Sudão

O acordo compromete-se a estabelecer um novo Governo de transição liderado por civis para conduzir o país às eleições e oferece um caminho a seguir na sequência da transição estagnada do Sudão para a democracia após o golpe de Estado em 25 de outubro de 2021.

O acordo - o primeiro de pelo menos dois acordos previstos - foi assinado pelos generais no poder do Sudão, Abdel-Fattah el-Burhan e Mohammed Hamdan Dagalo, e pelos líderes do maior grupo pró-democracia do Sudão, Forças de Liberdade e Mudança, no Palácio Republicano de Cartum.

No entanto, várias das principais forças políticas dissidentes do Sudão boicotaram o acordo, incluindo a rede de base pró-democracia do Sudão, conhecida como o Comité da Resistência, que se tem recusado continuamente a negociar com os generais no poder.

Muitos dos antigos líderes rebeldes, que formaram o seu próprio bloco político, também rejeitaram o acordo, argumentando que este serve apenas os interesses dos militares e das Forças de Liberdade e Mudança. O acordo, cujo esboço foi visto pela Associated Press, prevê o afastamento dos militares da política.

O Sudão, um dos países mais pobres do mundo, continua submerso numa crise política e económica desde o golpe de Estado liderado pelo chefe do exército, general Abdel Fattah al-Burhan.

Al-Burhan derrubou os membros civis do Governo que deveriam liderar o país rumo à democracia, após 30 anos de ditadura de Omar al-Bashir, que caiu na sequência de um outro golpe militar levado a cabo pelo Exército em 2019, sob pressão das manifestações de rua.

Leia Também: Sul-sudaneses recorrem ao consumo de folhas para sobreviver à fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório