Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Parlamento aprova adesão do Irão à Organização de Cooperação de Xangai

O parlamento aprovou hoje, por maioria, um projeto de lei sobre a adesão do Irão à Organização de Cooperação de Xangai, da qual também fazem parte a Rússia e a China.

Parlamento aprova adesão do Irão à Organização de Cooperação de Xangai
Notícias ao Minuto

11:56 - 27/11/22 por Lusa

Mundo Irão

Com 205 votos a favor, três contra e quatro abstenções, o parlamento iraniano aprovou o projeto de lei para que o Irão faça parte da organização, fundada em 2001, que inclui os países produtores de petróleo mais importantes do mundo.

Um porta-voz da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano assinalou, no quadro da votação, que a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) tem "uma importante mensagem internacional" e é "uma das organizações regionais" mais influentes "pelo volume de intercâmbios económicos entre os países", segundo a agência de notícias IRNA.

Nos dias 15 e 16 de setembro, a cúpula da OCX foi realizada na cidade uzbeque de Samarcanda - o Uzbequistão ocupa atualmente a presidência da organização - quando o Irão assinou um memorando de compromisso para ingressar na organização.

Em setembro também teve início o processo de admissão da Bielorrússia como membro pleno de direito do organismo, que conta com o Afeganistão e Mongólia como países observadores, enquanto o Azerbaijão, Arménia, Camboja, Nepal, Turquia e Sri Lanka têm o estatuto de países parceiros.

Leia Também: Negociar com EUA não acabará com agitação, diz líder supremo do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório