Ativistas da Greenpeace España manifestaram-se, na quinta-feira, contra a Black Friday, criando quatro montanhas de resíduos no centro de Madrid, em Espanha.
Sob o mote ‘Feito para o lixo’, os ativistas denunciaram o “disparate da Black Friday” e o “hiperconsumo alimentando por empresas sem escrúpulos”, que multiplica em “seis vezes as emissões de CO2 em zonas comerciais”.
Segundo a entidade, "só as devoluções do comércio eletrónico nos Estados Unidos emitem 15 milhões de toneladas de CO2”.
Nessa linha, defendeu, através das redes sociais, que este modelo de “’feito para o lixo’ é letal para o planeta e para as pessoas”, servindo apenas para “enriquecer as grandes empresas”.
A organização apontou ainda que as montanhas representam “o desperdício habitual gerado pelas empresas em dias como a Black Friday”, notando que, a "cada ano, cerca de 990 mil toneladas de têxteis acabam em aterros".
“Que não te enganem. Isto não te vai ajudar a trocar de máquina de lavar estragada, vai convencer-te a comprar mais umas calças, quando já tens seis iguais no armário. Não é o que consomes, é o que te está a consumir”, acusaram os ativistas.
Leia Também: Vai à Black Friday? PSP dá conselhos "em tempos de promoções"