Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Canadá vai investir 1.100 milhões na adaptação às alterações climáticas

O governo do Canadá vai investir 1.100 milhões de euros, ao longo de cinco anos, sobretudo, em novas formas de construção, de modo a fazer face às alterações climáticas.

Canadá vai investir 1.100 milhões na adaptação às alterações climáticas
Notícias ao Minuto

06:26 - 25/11/22 por Lusa

Mundo Canadá

Este apoio global vai servir, por exemplo, para financiar infraestruturas públicas resistentes a inundações e para disponibilizar uma melhor informação à população, através de dados climáticos precisos.

"As alterações climáticas estão a afetar todas as comunidades no Canadá", assinalou o ministro da Segurança Pública e Prevenção de Emergências, Bill Blair, citado pela Agência France Presse (AFP).

De acordo com o governo, os danos causados por desastres naturais devem ascender a 15.400 milhões de dólares canadianos (11.121 milhões de euros) até 2030.

"Nos últimos anos temos assistido, não apenas no Canadá, mas em todo o mundo, a um aumento da frequência e da gravidade dos eventos climáticos", notou, recordando inundações, incêndios florestais e ondas de calor.

O plano do executivo contempla cerca de 70 medidas, prevendo-se que, por cada dólar investido, sejam poupados até 15 dólares em custos associados ao impacto dos desastres naturais.

O governo estima que, com as novas construções anti-inundação e incêndio, será possível economizar até 4.700 milhões de dólares canadianos (3.390 milhões de euros) por ano.

O Canadá quer ainda que, até 2025, 60% da população esteja ciente dos riscos, em termos de desastres naturais, aos quais as suas casas estão expostas, que 30% da água e da terra sejam conservados até 2030, de modo a acabar com a perda de biodiversidade, e que, até 2040, não existam mortes provocadas por ondas de calor.

Leia Também: Canadá anuncia novas sanções contra autoridades bielorrussas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório