Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Surto de gripe das aves mata mais de 50 milhões de animais nos EUA

Nunca antes tinham tantas aves morrido num único ano nos Estados Unidos. Até agora, já morreram 50.54 milhões, vítimas de um surto de gripe das aves.

Surto de gripe das aves mata mais de 50 milhões de animais nos EUA
Notícias ao Minuto

22:47 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

Um surto de gripe das aves matou, este ano, nos Estados Unidos, 50,54 milhões de aves. Números que fazem deste o surto mais mortal da história do país, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

Este é o pior desastre de saúde animal dos EUA até hoje, superando o recorde anterior de 50,5 milhões de aves que morreram vítimas de um surto de gripe aviária em 2015.

A morte de galinhas, perus e outras aves deve-se a infeções que podem atingir bandos inteiros. Grupos, note-se, que podem ultrapassar o milhão de aves em quintas. Segundo avançou o Departamento de Agricultura, citado pela Reuters, as aves são abatidas para controlar a propagação da doença uma vez que uma delas dá positivo.

O surto nos EUA começou em fevereiro e infetou bandos de aves domésticas e não avícolas em 46 estados, segundo dados do USDA. Aves silvestres, como patos, transmitem o vírus, conhecido como 'influenza aviária altamente patogênica' (HPAI), por meio das fezes, penas ou contacto direto com outas aves.

“As aves selvagens continuam a espalhar HPAI por todo o país à medida que migram, portanto, evitar o contato entre bandos domésticos e aves selvagens é fundamental para proteger as aves domésticas dos EUA”, disse Rosemary Sifford, diretora veterinária do USDA.

Em 2015, cerca de 30% dos casos foram atribuídos diretamente às aves selvagens, em comparação com 85% neste ano, disse o USDA à Reuters.

O surto não é, no entanto, exclusivo dos EUA, onde se avizinha o Dia de Ação de Graças, em que a tradicional ementa é o peru no forno. Também a Europa e o Reino Unido estão a sofrer graves crises de gripe das aves, levando mesmo alguns supermercados britânicos a racionar as compras de ovos.

Leia Também: Países Baixos detetam gripe das aves e milhares de animais serão abatidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório