Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

México lança plataforma online para rastrear precursores químicos

O Governo mexicano lançou hoje uma plataforma 'online' para rastrear a importação e o consumo de precursores químicos de "duplo uso" que costumam ser utilizados na produção de drogas sintéticas, como metanfetamina e fentanil.

México lança plataforma online para rastrear precursores químicos
Notícias ao Minuto

11:31 - 24/11/22 por Lusa

Tech drogas

O novo sistema foi projetado juntamente com a Marinha mexicana, que recebeu o controlo da inspeção alfandegária nos portos do país.

O México fez uma lista de 72 produtos químicos que requerem permissões especiais, como os precursores piperidona e P2P e as substâncias ácido acético e iodo.

O líder da agência reguladora de medicamentos e saúde do México (COFEPRIS), Alejandro Svarch, disse que o novo sistema vai permitir que as remessas sejam rastreadas, após citar "atos de corrupção e uso indevido de substâncias", durante anos, naquele organismo.

Todavia, não é claro se a nova plataforma poderá deter os cartéis mexicanos, que construíram laboratórios em escala industrial para produzir metanfetamina e fentanil.

O México é o maior fornecedor dessas drogas para o mercado norte-americano, e várias empresas mexicanas perderam remessas de produtos químicos como efedrina, benzeno ou cloreto de amónio por roubo ou por venda a empresas-fantasma usadas por cartéis de drogas.

Leia Também: Hong Kong apreende recorde de metanfetaminas no valor de 140,5 milhões

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório