Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Três centrais nucleares foram desligadas da rede após ataques russos

Três centrais nucleares ucranianas foram desligadas hoje da rede elétrica depois de ataques russos que atingiram as infraestruturas de energia e provocaram graves falhas de energia, anunciou a operadora nacional Energoatom.

Três centrais nucleares foram desligadas da rede após ataques russos
Notícias ao Minuto

15:48 - 23/11/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Devido a uma falha na frequência no sistema de energia ucraniano, o sistema de proteção de emergência foi ativado nas centrais nucleares de Rivne, Pivdennoukrainsk e Khmelnitsky, o que levou à desconexão automática de todas as unidades geradoras", afirmou a Energoatom na rede social Telegram.

A Rússia tem vindo a atacar a rede elétrica e outras instalações com mísseis e 'drones' há várias semanas, aparentemente com o objetivo de transformar o frio e a escuridão do inverno numa arma contra a Ucrânia.

De acordo com a operadora ucraniana, "(o nível) de radiação nos locais e territórios adjacentes não mudou", explicando que "todos os indicadores estão normais".

"Logo que a operação do sistema elétrico for normalizada, o fornecimento de energia elétrica da central nuclear será retomado", garantiu a Energoatom.

A operadora também indicou que o fornecimento da central nuclear de Zaporíjjia (Zaporizhzhya) , a maior da Europa, localizada no sul da Ucrânia e ocupada pelas forças russas, foi interrompida na rede ucraniana.

"Todos os geradores a 'diesel' (de emergência) estão em operação. O nível de radiação na central nuclear de Zaporíjia permanece normal", assegurou a empresa.

A central de Zaporíja foi privada de energia por várias vezes desde o início da invasão russa, em fevereiro, após ataques pelos quais Kiev e Moscovo se acusam mutuamente.

A central de Pivdennoukraïnsk, no sul, também foi afetada por um ataque de mísseis que caíram a algumas centenas de metros da unidade, em setembro.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Cultura, evolução e montra europeia. O olhar de quem já treinou o Gana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório