Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Barcelona em alerta por causa da seca e poucas reservas de água

A área metropolitana de Barcelona, a segunda maior cidade de Espanha, vai entrar em alerta esta semana, em pleno outono, por causa da seca, com limitações à utilização de água por parte da população, agricultura e indústria.

Barcelona em alerta por causa da seca e poucas reservas de água
Notícias ao Minuto

19:10 - 22/11/22 por Lusa

Mundo Seca

Outras zonas da região da Catalunha estavam já há meses sob este alerta, por causa das reservas de água historicamente baixas num ano com pouca chuva, mas o governo regional decidiu hoje alargar a declaração à cidade e toda a área metropolitana de Barcelona.

No total, 6,6 milhões de pessoas na Catalunha passarão a estar sob este alerta e a viver com limitações na utilização de água, o equivalente a 85% da população da região.

A extensão do alerta - que entrará em vigor quando for publicado no boletim oficial, previsivelmente, até ao final da semana - ocorre por as reservas de água na bacia dos rios Ter e Llobregat, usados para abastecer Barcelona, estarem a 34% da capacidade, depois de meses a fio com nenhuma ou muito pouca chuva.

Esta é a segunda vez que o governo catalão declara este alerta na área metropolitana de Barcelona, depois de o mesmo ter acontecido em 2008.

Por causa do ocorrido naquele ano, as autoridades investiram em infraestruturas de dessalinização de água do mar e aumento da capacidade de tornar água potável, mas a produção assim conseguida não foi suficiente este ano para evitar o alerta.

O alerta por causa da seca agora estendido a Barcelona traduz-se no estabelecimento de máximos de consumo doméstico de água e diminuição dos tetos determinados para a agricultura ou a indústria.

No caso do consumo doméstico, as autoridades catalãs dizem que não é um problema, por o consumo médio da população ser muito inferior ao estabelecido na norma (250 litros por pessoa diariamente).

No entanto, com este alerta em vigor, passa a ser proibido usar mangueiras para lavar carros, fachadas ou passeios, por exemplo.

A rega de jardins só pode ser feita entre as 20:00 e as 08:00 e são limitadas as possibilidades de encher e renovar a água de piscinas, além de outras utilizações consideradas para fins lúdicos.

No caso da agricultura, diminuiu-se em 25% a água destinada a rega e em 10% a usada com o gado.

Na indústria, deve haver uma diminuição de 5% na água consumida.

A conselheira de Ação Climática do governo da Catalunha (equivalente a ministra num governo central), Teresa Jordà, disse que as reservas de água na bacia Ter-Llobregat "é preocupante" e apelou à população para poupar.

Segundo afirmou, a água armazenada neste momento garante o abastecimento da cidade e área metropolitana "por mais de um ano" e não estão previstos cortes.

As reservas de água nas barragens de toda a Catalunha estão a 34% da capacidade total, o nível mais baixo desde 2007.

A situação na bacia dos rios Ter e Llobregat já estava em pré-alerta desde fevereiro deste ano e a adoção de medidas nestes nove meses, como o aumento da produção das estruturas de dessalinização, conseguiu fazer adiar até hoje a extensão do alerta à zona de Barcelona, segundo a Agência Catalã da Água (ACA).

Leia Também: Seca: Barragem começou a encher em Alijó depois de um verão preocupante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório