Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Governo etíope diz controlar 70% do Tigray. Rebeldes discordam

Exército nacional etíope controla grande parte do norte da região de Tigray, diz governo, que tem discutido a paz, esta semana, com rebeldes.

Governo etíope diz controlar 70% do Tigray. Rebeldes discordam
Notícias ao Minuto

09:04 - 11/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Etiópia

O conselheiro de segurança nacional do primeiro-ministro etíope, Redwan Hussien, disse nesta sexta-feira que "70% do Tigray está sob o controlo das Forças de Defesa Nacional da Etiópia]".

No Twitter, Hussein garantiu que a ajuda humanitária para a região está a fluir "como nunca", até em partes que, segundo afirmou, não estão sob o controlo das forças do governo.

Do lado da Frente de Libertação Popular de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), no entanto, a história não é a mesma. Citado pela AFP, o seu líder, Getachew Reda, rejeita as afirmações do conselheiro etíope. "Ele está a recolher factos do nada", considera Reda.

Representantes da região e do regime de Adis Abeba estiveram, esta semana, reunidos no Quénia, para discutir a implementação de um acordo de paz assinado na semana passada na África do Sul, em que ambas as partes se comprometem a colocar fim a um conflito que já dura há dois anos.

A guerra entre o regime etíope e a TPLF arrancou em novembro de 2020, quando o primeiro-ministro etíope, Ahmed Abiy, deu início a uma ofensiva resultante da escalada de tensões políticas, incluindo a insistência da TPLF em recusar o reconhecimento do adiamento das eleições, bem como a realização de eleições regionais fora de Adis Abeba.

Desde o início da guerra, segundo números da ONU, até meio milhão de pessoas foram mortas e mais de dois milhões de etíopes foram deslocados.

Leia Também: TPLF diz que as suas ações visam defender população de Tigray

Recomendados para si

;
Campo obrigatório