Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Israel ataca posto subterrâneo do Hamas em Gaza

Israel atacou hoje um posto militar subterrâneo do Movimento de Resistência Islâmica Hamas, na Faixa de Gaza, de onde foram lançados foguetes contra território israelita, na quinta-feira à noite, disse porta-voz militar.

Israel ataca posto subterrâneo do Hamas em Gaza
Notícias ao Minuto

09:15 - 04/11/22 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Em resposta aos foguetes da Faixa para Israel esta noite [quinta-feira], caças de combate do exército israelita atacaram um local militar subterrâneo utilizado como um complexo de desenvolvimento e fabrico de foguetes durante a noite", disse um porta-voz militar, em comunicado, sobre o primeiro ataque deste género desde o início de agosto.

Esta operação "vai impedir substancialmente a escalada" da produção de foguetes e as tentativas do Hamas de se armar, acrescentou.

O movimento assumiu o poder em Gaza, em 2007, e Israel considera o Hamas responsável por qualquer incidente ou agressão a partir da zona.

Um dos foguetes foi intercetado por Israel e três caíram em Gaza.

O ataque não foi reivindicado por nenhuma fação palestiniana, embora meios de comunicação locais tenham noticiado poder estar à Jihad Islâmica Palestiniana, numa possível resposta à morte de um dos seus membros durante uma rusga israelita na Cisjordânia ocupada.

A Jihad Islâmica Palestiniana é maior força militar em Gaza depois do Hamas, dois movimentos considerados terroristas por Israel, União Europeia e Estados Unidos.

Leia Também: Forças israelitas matam quatro palestinianos nos territórios ocupados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório