Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Brasil. MP apura situação em que manifestantes fazem saudação nazi

Veja as imagens captadas.

Brasil. MP apura situação em que manifestantes fazem saudação nazi
Notícias ao Minuto

21:58 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

O Ministério Público (MP) de Santa Catarina está a investigar o que se passou num protesto junto à base do Exército em São Miguel do Oeste, no estado brasileiro de Santa Catarina, após imagens com manifestantes a fazerem a saudação nazi.

De acordo com o g1, tudo aconteceu esta quarta-feira. As imagens mostram apoiantes do presidente, Jair Bolsonaro, vestidos de verde e amarelo, com as mãos estendidas em direção a um tanque de guerra na entrada da base militar, enquanto ouvem e cantam o hino nacional.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que está a analisar o vídeo para identificar as pessoas que fizeram o gesto, que configura uma apologia ao nazismo, considerada crime no Brasil. 

De acordo com o g1, o MP não descartará a aplicação de prisão preventiva. "Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações serão encaminhadas para a 2.ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", defende a Coordenadora do Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas de São Miguel do Oeste, promotora de Justiça, Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

O caso está a ser acompanhado por este grupo, mas também pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (Necrin).

Leia Também: Apoiantes de Bolsonaro em frente de quartéis pedem intervenção militar 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório