Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia, esteve, esta terça-feira, dia 1 de novembro, na cerimónia de abertura da Web Summit, em Lisboa, onde discursou perante uma plateia repleta de jornalistas e empresários. No palco da maior conferência da Europa do setor das tecnologias, a mulher do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ajuda ao setor da inovação.
"A Rússia põe a tecnologia ao serviço do terror e o que vemos hoje é resultado do uso dessa tecnologia", afirmou, ao encerrar a cerimónia de abertura do evento, tendo mostrado imagens da destruição deixada por um míssil na capital ucraniana, Kyiv.
Zelenska, que foi anunciada como convidada da Web Summit apenas ontem à tarde, por razões de segurança, disse que especialistas em tecnologia russos que antes trabalhavam no setor privado colaboram agora na guerra contra a Ucrânia e pediu ajuda aos empreendedores.
"Outros podem ajudar-nos a lutar contra eles [russos] e parar este terror", aludiu, assinalando que "a tecnologia deveria ser usada para salvar e ajudar pessoas, não para destruir". "Vocês são a força que move o mundo", sublinhou, dirigindo-se à plateia do recinto principal da Web Summit.
A sétima edição da Web Summit, que decorre até sexta-feira, conta com mais de 70 mil participantes, 2.630 'startups' e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Abertura da Web Summit interrompida devido a incidente. Há imagens