Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

PT diz que transição do governo acontecerá mesmo sem Bolsonaro participar

A garantia foi dada pela coordenadora de campanha de Lula, que explicou que ainda não houve contactos do governo atual.

PT diz que transição do governo acontecerá mesmo sem Bolsonaro participar
Notícias ao Minuto

23:54 - 31/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Eleições no Brasil

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) garantiu, esta segunda-feira, que independentemente de o presidente do Brasil cooperar ou não a transição do governo acontecerá. 

"Temos isso [a transição] estabelecido em lei. Essa lei nos dá guarida para fazer o desenrolar da transição, independente da participação do presidente ou quem quer que ele designe”, afirmou Gleisi Hoffmann em entrevista à GloboNews.

A também coordenadora de campanha explicou ainda que a equipa que vai participar nesta mudança de executivo ainda não está definida e explicou: "Até agora ainda não tivemos nenhum contacto do governo para iniciar tratativas. Vamos organizar-nos internamente", afirmou, acrescentando que se nas primeiras 48 horas após serem conhecidos os resultados não houver nenhum contacto, o PT vai dar o primeiro passo "para saber como proceder".

Os contactos com o presidente do Senado e o presidente da Câmara dos deputados já foram, no entanto feitos, de acordo com o que explicou à publicação. "É muito importante porque é o legislativo a manifestar-se", considerou.

Questionada sobre possíveis nomes para ministros, a deputada federal respondeu que ainda não estão a ser discutidos nomes para as pastas, e sublinhou que as pessoa sindicadas para a equipa de transição não farão necessariamente parte do governo de Lula. 

Este processo é conhecido como transição e começa a partir do momento em que são conhecidos os resultados até à tomada de posse. 

Jair Bolsonaro, que saiu, no domingo, derrotado com 49,10% dos votos contra Lula da Silva nas eleições presidenciais, está em silêncio desde que foram conhecidos os resultados.

Também esta segunda-feira, camionistas pró-Bolsonaro a manifestaram-se nas ruas de, pelo menos, 16 estados brasileiros. Indicações de que alguns deles se dirigiam para Brasília, a Polícia Militar encerrou a Esplanada dos Ministérios, onde já ocorreram manifestações pró-Bolsonaro.

Leia Também: Brasil. Como funciona a transição de governo nos próximos dois meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório