A deputada do partido Trabalhista Nadia Whittome afirmou que "Sunak e sua esposa têm uma fortuna de 730 milhões de libras. Isso é o dobro da fortuna estimada do rei Carlos III" e advertiu Rishi Sunak deve ter "isso em mente quando fala sobre tomar mais decisões difíceis".
Partidário de cortes na despesa para conter a inflação, em vez de recorrer à dívida para ajudar as famílias, Sunak alertou, ao assumir hoje o cargo de primeiro-ministro, que tomará "decisões difíceis" para lidar com a crise económica por que passam atualmente muitos britânicos.
Rishi Sunak and his wife sit on a fortune of £730,000,000.
— Nadia Whittome MP (@NadiaWhittomeMP) October 24, 2022
That’s around twice the estimated wealth of King Charles III.
Remember this whenever he talks about making “tough decisions” that working class people will pay for.
A oposição fez da fortuna do novo líder um ângulo de ataque privilegiado, explica a agência francesa Afp, realçando que acreditando que o seu estilo de vida extremamente rico o torna incapaz de entender as dificuldades da população.
O ex-líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn, a este propósito, publicou na rede social Twitter uma crítica alegando que "o novo primeiro-ministro protegerá os interesses de 1% (os mais ricos)".
"Os 99% [restantes] vão pagar", advertiu o político trabalhista.
In coronating Rishi Sunak, Tory MPs have decided that a former hedge fund manager is a safe pair of hands.
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) October 25, 2022
The question is: for who?
The new Prime Minister will look after the interests of the 1%. The 99% will pay for their protection.
Rishi Sunak, que nasceu há 42 anos no sul da Inglaterra e é filho de pais de origem indiana, um médico de medicina geral do sistema público de saúde e de uma farmacêutica, rapidamente chegou à elite britânica ao frequentar o Winchester College, um colégio para crianças e jovens ricos.
Depois de estudar em Oxford e antes de entrar na política, Sunak trabalhou na área financeira, nomeadamente na Goldman Sachs e fundou sua própria empresa de investimentos.
A riqueza acumulada durante a sua carreira na área financeira não é conhecida, mas a sua fortuna aumentou ainda mais quando se casou em 2009 com Akshata Murty, a filha de um multibilionário indiano.
Já em abril, quando Sunak ocupou o cargo de ministro das Finanças, a revelação de que a sua mulher gozava de um estatuto fiscal favorável, devido à sua riqueza, criou controvérsia no país à medida que a inflação subia.
Rishi Sunak teve de renunciar ao cargo devido à pressão então exercida pela população britânica.
Segundo uma sondagem do instituto Savanta ComRes, "rico" é a primeira palavra que vem à mente quando se pergunta a um britânico sobre seu novo líder.
"Pode-se dizer que 'rico' no Reino Unido é provavelmente um termo depreciativo", disse à Afp Chris Hopkins, da Savanta ComRes, adiantando que as palavras 'competente' e 'inteligente' também foram mencionadas.
Para muitos analistas, no entanto, o problema não é tanto a sua fortuna, mas a sua incapacidade de responder às dificuldades dos cidadãos comuns.
Leia Também: O legado de 'Red Rishi' como ministro das Finanças britânico