Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Recontagem de votos confirma vitória dos nacionalistas na Bósnia

Os primeiros resultados da recontagem de parte dos votos expressos nas eleições gerais da Bósnia-Herzegovina de 2 de outubro confirmam a vitória dos partidos nacionalistas, anunciou hoje a Comissão Eleitoral Central (CIK).

Recontagem de votos confirma vitória dos nacionalistas na Bósnia
Notícias ao Minuto

11:39 - 23/10/22 por Lusa

Mundo Bósnia-Herzegovina

Segundo a agência Efe, os dados divulgados pela CIK ainda não incluem os resultados da recontagem dos votos para a presidência da Republika Srpska (RS) da Bósnia-Herzegovina, não estando assim confirmada a eleição do líder sérvio bósnio Milorad Dodik, conhecido pelas suas posições secessionistas e acusado de fraude eleitoral.

Na primeira contagem de votos, os resultados preliminares deram a Dodik a maioria, mas o partido da oposição Partido do Progresso Democrático (PDP) também proclamou a vitória do seu candidato, Jelena Trivic.

A Efe refere que a CIK anunciou que divulgaria os resultados da votação para presidente da RS e outros cargos ainda hoje, sem especificar quando a contagem seria concluída.

A RS é uma das duas entidades autónomas do Estado bósnio, sendo a outra a Federação conjunta de muçulmanos e croatas.

Os cidadãos da Bósnia-Herzegovina elegeram os três membros da presidência colegial e os membros do parlamento central, bem como os parlamentos das duas entidades autónomas e as assembleias dos dez cantões que compõem a Federação.

A denúncia de irregularidades e de um voto falsificado apresentada pela oposição levou a CIK a ordenar a recontagem parcial dos votos.

Segundo os resultados já conhecidos, os três maiores partidos nacionalistas, Partido Muçulmano Bakir Izetbegovic para a Acção Democrática (SDA), a Aliança Independente dos Social-Democratas Sérvios da Bósnia (SNSD) e a União Democrática Croata (HDZ) de Dragan Covic, conseguiram o maior número de lugares nos três parlamentos daquele país do Balcãs, que tem cerca de 3,5 milhões de habitantes.

A Efe, citando a estação televisiva regional independente N1, aponta que os próximos membros da presidência tripartida serão Denis Becirovic para os muçulmanos de etnia bósnia, Zeljka Cvijanovic para os sérvios de etnia bósnia, e Zeljko Komsic para os croatas bósnios.

O prazo para recorrer destes resultados é de três dias, sendo que a CIK deve publicar os resultados finais até 03 de novembro.

Milorad Dodik apelou aos seus apoiantes que se juntem ao protesto marcado para terça-feira contra esta recontagem de votos, que considerou ser "ilegal".

Leia Também: Eslovénia defende integração da Bósnia-Herzegovina na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório