Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EUA descartam acordo com Irão para regressar ao pacto de 2015

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, descartou hoje a possibilidade de conseguir em breve um acordo com o Irão para regressar ao pacto nuclear de 2015, apoiando a via diplomática para resolver o assunto.

EUA descartam acordo com Irão para regressar ao pacto de 2015
Notícias ao Minuto

23:54 - 21/10/22 por Lusa

Mundo Nuclear

"Não vai haver um acordo iminente, e não vai haver, porque os iranianos continuam a levantar questões externas nas negociações sobre o acordo nuclear", criticou Blinken numa conferência de imprensa conjunta em Washington com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna.

O chefe da diplomacia norte-americana disse que enquanto Teerão mantiver essa posição, "não vai haver possibilidade avançar para um acordo".

No entanto, assegurou que para os Estados Unidos "a melhor maneira" de resolver a questão nuclear é através de uma "solução diplomática".

Blinken também alertou que, com ou sem acordo, Washington continua determinado "que o Irão nunca consiga desenvolver uma arma nuclear".

E avisou que os Estados Unidos "vão continuar a tomar as decisões necessárias" para responder às atividades do Irão, como o fornecimento de drones à Rússia para a guerra na Ucrânia.

A este respeito, a ministra francesa lamentou que o Governo iraniano "não queira aceitar a proposta".

"O Irão não quis aceitar o acordo, apesar de lhes termos dito que não vai haver proposta melhor", disse Colonna, que também condenou a "repressão brutal" da polícia contra as manifestações naquele país do Médio Oriente.

O Irão negoceia há 16 meses com Alemanha, França, Reino Unido, Rússia, China e, indiretamente, com os Estados Unidos a restauração do pacto de 2015.

Leia Também: Nuclear? "Comunicamos de forma clara à Rússia que haverá consequências"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório