Uma jovem argelina, Ryma, foi transferida para Espanha para receber cuidados de saúde devido a graves queimaduras sofridas após ser encharcada com gasolina e incendiada por um vizinho.
Segundo a Europa Press, a mulher de 28 anos é originária de Makuda, na província de Tizi Uzu, a norte da Argélia.
Tem queimaduras de terceiro e quarto graus por todo o corpo, segundo o portal de notícias argelino TSA. Segundo o mesmo meio, Ryma é professora de francês e levava uma vida tranquilo até que o vizinho a pediu em casamento. Após ser rejeitado, e como vingança, regou-a com gasolina e ateou-lhe fogo.
Foi internada no mesmo dia na unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário Tizi-Uzu, mas devido à falta de recursos adequados, decidiu solicitar a transferência.
Em 14 de outubro, Ryma foi transferida para Madrid num avião apropriado, e foi internada no Hospital Universitário Quironsalud.
A família e os amigos lançaram uma campanha de doações para cobrir os custos de uma história que rapidamente se tornou viral e atraiu a solidariedade da Argélia.
A página de angariação de fundos Leetchi já arrecadou mais de 52.500 euros e a meta é chegar aos 100 mil.
Segundo a página Feminicidios Argelia, citada pela Europa Press, 32 mulheres foram assassinadas em ataques machistas no país entre janeiro e agosto.
Leia Também: Sete anos de prisão para homem que tentou matar namorada em praia