Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quase 909.000 pessoas afetadas por inundações no Sudão do Sul

Quase 909.000 pessoas foram afetadas por inundações generalizadas no Sudão do Sul, mais do dobro das atingidas em setembro, de acordo com uma estimativa divulgada hoje pelas Nações Unidas.

Quase 909.000 pessoas afetadas por inundações no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

18:27 - 11/10/22 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

O país mais jovem do mundo, flagelado pela violência étnica e política e a instabilidade crónica desde a sua independência do Sudão, em 2011, está a viver o seu quarto ano consecutivo de inundações, que estão agora a afetar nove dos seus 10 estados, disse o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), através de uma declaração.

As cheias "mataram gado e destruíram colheitas, galgaram estradas e pontes, destruíram casas, escolas e instalações sanitárias, submergiram furos e latrinas, contaminando fontes de água, o que representa um risco de doenças de origem hídrica", descreveu a OCHA.

No estado da Unidade (norte), uma das regiões mais afetadas, a subida das águas provocou a rutura de diques em dois locais no domingo, ameaçando com inundações dois campos para pessoas deslocadas e uma base da Missão da ONU no Sudão do Sul (Unmiss), disse o OCHA.

No estado ocidental de Bahr el-Ghazal, chuvas torrenciais causaram o colapso de uma ponte, cortando a entrega de ajuda de emergência às populações já fortemente pressionadas, acrescentou a nota.

Na declaração anterior, o OCHA estimara que cerca de 386.000 pessoas foram afetadas pelas cheias em sete estados.

Segundo o Banco Mundial, 80% dos 11 milhões de pessoas do Sudão do Sul viviam em "extrema pobreza" em 2018.

Leia Também: Vítimas da violência no Sudão do Sul sofrem com cortes devido à guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório