Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia denuncia 60 violações do seu espaço aéreo com aeronaves turcas

As autoridades gregas denunciaram um total de 60 violações do seu espaço aéreo durante esta segunda-feira, cinco por caças F-16 e 55 por 'drones', atribuindo os incidentes a onze aeronaves da Turquia.

Grécia denuncia 60 violações do seu espaço aéreo com aeronaves turcas
Notícias ao Minuto

00:03 - 11/10/22 por Lusa

Mundo Grécia

Os incidentes foram registados no centro, sudeste e nordeste do mar Egeu, enquanto doze correspondem à Região de Informação Aérea de Atenas.

A Grécia informou que a aeronaves turcas "foram intercetadas de acordo com a lei internacional", de acordo com a estação pública grega Skai.

As duas nações têm disputas de décadas sobre várias questões, incluindo reivindicações territoriais no mar Egeu e no Mediterrâneo e desacordos sobre os limites do espaço aéreo.

Após uma breve reaproximação em março, a tensão entre os dois países tem vindo a aumentar nos últimos meses, sendo que, já este mês, Recep Tayyip Erdogan acusou a Grécia - também membro da NATO - de "ocupar as ilhas" do mar Egeu, reconquistadas pela Grécia após o desmantelamento do Império Otomano com a promessa de que soldados gregos nunca ali ficariam estacionados.

O Presidente turco alertou também para a possibilidade de o exército turco poder ali "chegar da noite para o dia" e "fazer o que for necessário" para impor o estatuto combinado.

Em troca, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o seu país está "pronto para enfrentar" qualquer ameaça à sua soberania.

Leia Também: MNE do Egito e Grécia criticam acordos entre a Turquia e fação líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório