Grécia denuncia 60 violações do seu espaço aéreo com aeronaves turcas

As autoridades gregas denunciaram um total de 60 violações do seu espaço aéreo durante esta segunda-feira, cinco por caças F-16 e 55 por 'drones', atribuindo os incidentes a onze aeronaves da Turquia.

Notícia

© iStock

Lusa
11/10/2022 00:03 ‧ 11/10/2022 por Lusa

Mundo

Grécia

Os incidentes foram registados no centro, sudeste e nordeste do mar Egeu, enquanto doze correspondem à Região de Informação Aérea de Atenas.

A Grécia informou que a aeronaves turcas "foram intercetadas de acordo com a lei internacional", de acordo com a estação pública grega Skai.

As duas nações têm disputas de décadas sobre várias questões, incluindo reivindicações territoriais no mar Egeu e no Mediterrâneo e desacordos sobre os limites do espaço aéreo.

Após uma breve reaproximação em março, a tensão entre os dois países tem vindo a aumentar nos últimos meses, sendo que, já este mês, Recep Tayyip Erdogan acusou a Grécia - também membro da NATO - de "ocupar as ilhas" do mar Egeu, reconquistadas pela Grécia após o desmantelamento do Império Otomano com a promessa de que soldados gregos nunca ali ficariam estacionados.

O Presidente turco alertou também para a possibilidade de o exército turco poder ali "chegar da noite para o dia" e "fazer o que for necessário" para impor o estatuto combinado.

Em troca, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o seu país está "pronto para enfrentar" qualquer ameaça à sua soberania.

Leia Também: MNE do Egito e Grécia criticam acordos entre a Turquia e fação líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas