Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Desmantelada rede que traficava droga desde Espanha para a Europa

16 membros da organização polaco-dinamarquesa foram detidos em várias cidades espanholas. A investigação começou no verão de 2020.

Desmantelada rede que traficava droga desde Espanha para a Europa
Notícias ao Minuto

18:31 - 08/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Polícia Nacional e a Agência Fiscal espanhola desmantelaram uma organização criminosa polaco-dinamarquesa que se dedicava ao tráfico de droga desde Espanha para o resto da Europa. No total, 16 foram detidas em várias cidades espanholas.

Em comunicado, este sábado divulgado, a polícia espanhola revelou que a investigação começou no verão de 2020, após os agentes receberem “informações confidenciais” que davam conta de que “uma mulher de origem colombiana, que vivia em Marbella há décadas”, estava a preparar “um importante carregamento de cocaína da América do Sul para Espanha”.

Segundo a autoridade, “esta mulher, que gozava de um elevado nível de vida, viveu numa mansão de mais de 3.000 metros quadrados, avaliados em cerca de três milhões de euros”.

A investigação centrou-se na suspeita “devido à sua elevada capacidade económica e às relações que teve no passado com criminosos importantes”. O objetivo era “recolher provas não só da atividade relacionada com o tráfico de droga, mas também de branqueamento de capitais e crimes contra a saúde pública”.

Na sequência das diligências policiais, foi possível ligar a mulher a um cidadão alemão, condenado em 2014 por tráfico de 200 quilogramas de cocaína para a Dinamarca e que fazia parte de uma organização polaca, sediada em Espanha.

Esta rede criminosa era “especializada no transporte rodoviário de grandes quantidades de narcóticos de Espanha para os países nórdicos e da Europa Central”, tendo sido identificados carregamentos para a Alemanha, Polónia, Noruega e Dinamarca.

A organização era composta por cidadãos polacos, alguns já com condenações anteriores na Polónia por tráfico de rogas, e liderada por um cidadão dinamarquês, residente em Barcelona, “que tinha um extenso registo criminal no seu país de origem e que estava, portanto, a ser alvo das autoridades dinamarquesas”. 

Durante os dois anos da investigação, “foram recolhidas provas sobre um carregamento de cocaína por via aérea” que a organização tinha preparado no final de 2020. Em 2021, três pessoas dedicadas ao tráfico de tráfico foram localizadas em Múrcia e Alicante, sendo que o seu fornecedor era um dos contactos da mulher sob investigação.

Também em 2021, “foi detetado um negócio de droga num bar em Londres”, coordenado por um cidadão britânico que se encontrava em Málaga e enviou um subordinado para o Reino Unido com o produto estupefaciente. Na altura, duas pessoas foram detidas quando estavam a trocar um quilograma de cocaína e cinco quilogramas de marijuana.

Já em fevereiro de 2022, “uma remessa de 200 quilos de botões de marijuana destinados à Noruega foi apreendida numa operação em que quatro membros da organização polaca foram presos no momento em que preparavam o carregamento numa quinta na província de Málaga”.

A operação culminou com a detenção de 16 pessoas nas cidades de Alhaurín de la Torre, Fuengirola, Marbella e Málaga, nos municípios de Los Alcázares, Mazarrón e Murcia, nas cidades de Premiá de Dalt e Barcelona, em Barcelona, e na cidade de Orihuela, em Alicante.

Leia Também: Espanha. Seis polícias feridos após serem atingidos à pedrada em Ceuta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório