Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Senado russo ratifica anexação das quatro regiões ucranianas ocupadas

A invasão russa na Ucrânia já decorre há mais de sete meses.

Senado russo ratifica anexação das quatro regiões ucranianas ocupadas
Notícias ao Minuto

10:15 - 04/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O senado da Federação russa votou, esta terça-feira, para aprovar a incorporação de quatro regiões ucranianas ocupadas no país, enquanto Moscovo se prepara para anexar formalmente o território que tomou de Kyiv desde o início da invasão, em fevereiro deste ano.

Na sessão de hoje foi ratificada por unanimidade a legislação para anexar as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, após uma votação semelhante na Duma, a câmara baixa, ontem.

Os documentos vão agora retornar ao Kremlin para a assinatura final do presidente Vladimir Putin, conta a Reuters, para concluir o processo de anexação formal das quatro regiões, que representam cerca de 18% do território da Ucrânia.

A decisão não deverá, no entanto, ser reconhecida legalmente fora da própria Rússia. O país declarou as anexações depois de realizar, alegadamente, referendos nas áreas ocupadas.

Atualmente, a Rússia não controla totalmente o território que afirma anexar e também ainda não designou formalmente as fronteiras das novas regiões - grande parte delas sob controlo das forças armadas ucranianas, de momento.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia faz avanços; Inverno? UE com "riscos inéditos" no gás

Recomendados para si

;
Campo obrigatório