Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

EUA e Rússia discutem cara a cara armas nucleares? "Está em consideração"

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que a hipótese estava a ser estudada, dado que ambos os países assinaram um tratado neste âmbito, ratificado em 2011.

EUA e Rússia discutem cara a cara armas nucleares? "Está em consideração"

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, esta quinta-feira, que o país estava disposto a discutir a ameaça nuclear presencialmente com os Estados Unidos, no âmbito do tratado New START [Novo Começo]. "Retomar [as discussões para a redução do uso de armas nucleares] está a ser considerado", afirmou Maria Zakharova, durante uma conferência de imprensa, citada pela Reuters.

O tratado em questão estabelece os limites para o número de armas nucleares que cada um dos envolvidos - EUA e Rússia - pode ter implantado e no qual está também descrito os termos para verificação e inspeção de arsenais nucleares para cada um.

"As possibilidades de discutirmos de as comissões bilaterais realizarem uma reunião presencial estão a ser estudadas", referiu.

O tratado, ratificado em 2011, deverá estar em funcionamento até pelo menos 2026, e as negociações e reuniões foram interrompidas em 2020 - devido à pandemia de Covid-19. De acordo com a Reuters, O Kremlin disse, em agosto, que estava a considerar negociar a extensão do tratado, um dos poucos acordos que estão estabelecidos entre Mosco e Washington.

O porta-vos da segurança nacional da Casa Branca já disse que o uso que armas nucleares terá "consequências catastróficas" para Rússia, que, não só pela voz do presidente, Vladimir Putin, como do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, já disseram que o país tem "o direito de usar" estas armas, caso "seja necessário".

Leia Também: Ucrânia. Finlândia implementa proibição de entrada a turistas russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório