Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Já há data para o 7.º teste nuclear da Coreia do Norte. O 1.º desde 2007

Informação é dada pela agência sul-coreana Yonhap.

Já há data para o 7.º teste nuclear da Coreia do Norte. O 1.º desde 2007

Getty Images 

Notícias ao Minuto

09:34 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coreia do Norte

A Coreia do Norte poderá levar a cabo o seu sétimo teste nuclear entre 16 de outubro e sete de novembro, revela, esta quarta-feira, a sul-coreana Yonhap, que cita a agência de espionagem do país. Será o primeiro desde 2007. 

A Coreia do Norte terá, de acordo com as mesmas informações, levado a cabo testes no túnel subterrâneo nuclear em Punggye-ri. Este foi o local onde o país efetuou os seis testes nucleares até ao momento.

O Serviço Nacional de Inteligência (NIS) informou que o "túnel n.º 3 em Punggye-ri foi concluído e a possibilidade de um teste nuclear aumentou", disse aos jornalistas o deputado Yoo Sang-beom, do Partido do Poder Popular.

Esta 'janela temporal' - entre 16 de outubro e sete de novembro - situa-se entre o Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, em outubro, e as eleições intercalares nos Estados Unidos, em sete de novembro. 

De lembrar que, esta terça-feira, o embaixador norte-coreano na ONU, Kim Song, disse que Pyongyang não reconhece as resoluções das Nações Unidas sobre armas nucleares, uma vez que são feitas pelos Estados Unidos "de forma unilateral".

O diplomata lembrou que a Coreia do Norte está submetida a essas resoluções "brutais" quando existem também outros países que possuem armas nucleares. Nesse sentido, Song acusou a ONU, argumentando que está "em conluio" com a "arbitrariedade" de Washington, assedia a Coreia do Norte por ser um país "independente" e ter o seu próprio sistema político.

"A sua política hostil e odiosa contra a República Popular Democrática da Coreia é o que provocou a realidade atual e [os Estados Unidos] devem se perguntar quanto tempo isso vai durar no futuro", terminou.

[Notícia atualizada às 09h56]

Leia Também: Há uma nova mulher no círculo de Kim Jong-un. E está envolta em mistério

Recomendados para si

;
Campo obrigatório