Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mali. Junta militar assinala independência com golpistas da Guiné-Conacri

O presidente da junta militar no poder no Mali, coronel Assimi Goita, liderou hoje as celebrações do Dia da Independência do país, a que assistiu como convidado de honra o líder dos golpistas na Guiné-Conacri, Mamadi Doumbouya.

Mali. Junta militar assinala independência com golpistas da Guiné-Conacri
Notícias ao Minuto

18:28 - 22/09/22 por Lusa

Mundo Mali

A cerimónia oficial foi presidida por Goita e Doumbouya, também coronel do exército e líder da junta militar no poder em Conacri, no quartel do XXXIV Batalhão do Exército em Bamako, e incluiu um desfile militar perante dezenas de altos funcionários militares e civis.

Durante um breve discurso, Goita defendeu a independência política e económica do país, que se encontra num "contexto de segurança particular", e recordou que o Mali e a Guiné-Conacri enfrentam "os mesmos desafios".

A visita de Doumbouya a Bamako, onde chegou na quarta-feira, é a sua primeira viagem ao estrangeiro desde que tomou o poder em setembro de 2021 através de um golpe de Estado, e coincide com uma assembleia extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Nesta reunião, que decorre hoje em Nova Iorque à margem da 77.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a CEDEAO vai analisar a adoção de sanções duras contra a junta militar guineense, na sequência do prolongamento do período de transição política para 36 meses.

O poder militar no Mali, palco de dois golpes de Estado sucessivos em menos de um ano, enfrenta o isolamento internacional e o país confronta-se com uma profunda crise de segurança.

As autoridades não controlam grandes partes do Mali, particularmente no norte e no centro, onde a administração central está praticamente ausente, ao mesmo tempo que os ataques de vários grupos extremistas islâmicos se sucedem a um ritmo crescente.

Leia Também: Estados Unidos anunciam morte de 27 elementos do Al-Shebab na Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório