Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Benim negoceia com Ruanda apoio na luta contra o terrorismo no norte

O Benim está atualmente em negociações com o Ruanda para fornecer apoio logístico e conhecimentos especializados na sua luta contra o fundamentalismo islâmico no norte, disse hoje à agência AFP um porta-voz da presidência beninense.

Benim negoceia com Ruanda apoio na luta contra o terrorismo no norte
Notícias ao Minuto

22:20 - 09/09/22 por Lusa

Mundo Ruanda

O exército beninês, que procura reforçar a sua estrutura de segurança, está destacado na região norte para conter grupos rebeldes nos vizinhos Níger e Burkina Faso, que aí realizam incursões e atacam as forças de segurança.

"Tal como com o Níger e o Burkina Faso, estamos a discutir com o Ruanda o apoio logístico e a disponibilização de conhecimentos especializados", confirmou o porta-voz presidencial Wilfried Houngbédji.

"Mas o próximo acordo não prevê o envio de tropas ruandesas para o terreno", acrescentou.

Este esclarecimento surge na sequência da publicação de um artigo da Africa Intelligence, uma agência noticiosa especializada em África, que relata que "negociações secretas entre Kigali e Cotonou" estão em curso para o destacamento de várias centenas de soldados e peritos ruandeses para o norte do Benim.

"O número de elementos ruandeses a destacar está estimado em 350, um número que poderá então duplicar", segundo o órgão de comunicação social, que diz que as negociações acabam de entrar na sua fase final.

"Não posso comentar, mas o que posso confirmar é que existe cooperação de defesa entre os nossos dois países", disse Ronald Rwivanga, porta-voz das forças de defesa ruandesas, entrevistado pela AFP.

O chefe de Estado-Maior das Forças Armadas do Benim, general Fructueux Gbaguidi, tinha visitado o Ruanda em julho para conversações bilaterais destinadas a aprofundar as relações existentes entre os dois exércitos, segundo uma declaração do Ministério da Defesa ruandês.

Países costeiros como Benim, Togo, Gana e Costa do Marfim procuram reforçar a sua posição militar para assegurar as suas fronteiras com o Mali, Níger e Burkina Faso, após uma série de ataques.

Estão agora preocupados com o possível recrutamento de grupos rebeldes entre a população.

No ano passado, o exército ruandês enviou cerca de 1.000 soldados para o norte de Moçambique para ajudar Maputo na sua luta contra os 'jihadistas'.

De acordo com algumas fontes, as tropas ruandesas têm sido das mais eficazes e mais frequentemente destacadas para operações, como a de combate em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Leia Também: Proposta da UE para apoiar Ruanda "não é um cheque em branco"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório