Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

AIEA em Zaporíjia. "Se conseguirmos, a visita será prolongada"

O responsável pela agência de energia atómica não excluiu a hipótese de esta missão de averiguação ser prolongada.

AIEA em Zaporíjia. "Se conseguirmos, a visita será prolongada"
Notícias ao Minuto

17:22 - 31/08/22 por Teresa Banha

Mundo AIEA

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) disse, esta quarta-feira, que a missão da equipa que visitará nos próximos dias a central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, "não é isenta de riscos", mas tem que acontecer.

Aos jornalistas Rafael Grossi explicou ainda que levou consigo a "melhor e mais brilhante equipa" e que iam agora perceber "detalhadamente o que se tem passado no local", que tem sido alvo de alguns incidentes que já fizeram questionar a comunidade internacional sobre o risco de um acidente nuclear.

Já em Zaporíjia, o responsável explicou que a missão vai demorar alguns dias, mas não excluiu a hipótese de passar a existir uma presença contínua da AIEA na central nuclear, que é a maior da Europa.

"A missão vai demorar alguns dias. Se conseguirmos manter uma presença contínua, a visita será prolongada, mas numa primeira instância, demorará alguns dias", sublinhou.

Grossi sublinhou ainda que a visita foi feita com autorizações dadas pelos responsáveis envolvidos no conflito no leste europeu, ou seja, tanto pela Ucrânia, como pela Rússia.

Leia Também: Missão da AIEA é uma oportunidade de "desocupar" Zaporíjia, diz ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório