Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda atingem 345 milhões

Antes da pandemia Covid-19, 135 milhões sofriam insegurança alimentar aguda em todo o mundo, no entanto, os números duplicaram desde então.

Pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda atingem 345 milhões
Notícias ao Minuto

18:45 - 24/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Fome

De acordo com dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas, existem neste momento 345 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar aguda.

Antes da pandemia Covid-19, 135 milhões sofriam insegurança alimentar aguda em todo o mundo, segundo Corinne Fleischer, diretora regional do PMA, citada pela agência Reuters. No entanto, os números duplicaram desde então e espera-se que subam ainda mais devido às mudanças climáticas e conflitos mundiais neste momento.

"O mundo simplesmente não pode permitir isto", disse Fleischer. "Estamos a assistir a 10 vezes mais deslocamentos em todo o mundo por causa das mudanças climáticas e dos conflitos e, claro, estes acontecimentos estão interligados", refere.

No Médio Oriente e no norte da África, o impacto da guerra na Ucrânia teve enormes repercussões tendo em conta a dependência da importação ucraniana e a proximidade com o Mar Negro.

Como exemplo, a responsável esclarece: "o Iêmen importa 90% das suas necessidades alimentares. E cerca de 30% são do Mar Negro".

O PAM apoia cerca de 13 milhões dos 16 milhões de pessoas que precisam de assistência alimentar, porém a assistência cobre apenas metade das necessidades diárias de uma pessoa com carências.

Leia Também: Seis ONG avisam que 8 milhões de crianças correm perigo de morrer à fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório