Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bissau. Sede de ONG de luta contra Mutilação Genital Feminina vandalizada

A sede do Comité Nacional de Luta Contra as Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e Criança (CNAPN), conhecida organização guineense que luta contra a Mutilação Genital Feminina, foi hoje vandalizada, em Bissau, disse fonte oficial.

Bissau. Sede de ONG de luta contra Mutilação Genital Feminina vandalizada
Notícias ao Minuto

15:11 - 24/08/22 por Lusa

Mundo Mutilação genital feminina

Marliatu Djaló, a presidente da organização, disse que desconhecidos entraram na sede, situada no bairro da Ajuda, segunda fase, a escassos metros da residência do primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, e "vandalizaram tudo".

"Para já a Polícia Judiciária está a tomar conta da ocorrência para que nos diga o que realmente aconteceu, mas vandalizaram tudo. Motorizadas, máquinas fotocopiadoras, impressoras foram todas jogadas fora do escritório, os armários, os documentos foram todos deitados no chão", afirmou Marliatu Djaló.

A presidente do Comité -- estrutura criada pelo Governo guineense e que reagrupa dezenas de organizações que trabalham no combate às práticas nefastas como casamento forçado, MGF, violência doméstica, entre outras -- não sabe "para já" explicar se houve algum furto de material.

Marliatu Djaló considera que o ato "é uma clara tentativa de sabotar" os trabalhos que a estrutura tem feito "ultimamente", a partir do momento em que assumiu a direção da organização, no mês de agosto de 2021.

Djaló indicou que, neste momento, o CNAPN está a concluir relatórios das ações realizadas para entregar aos parceiros financiadores dos projetos, mas também tem em curso campanhas de sensibilização às comunidades para o abandono às práticas nefastas à saúde da mulher e criança.

"É um ataque baixo, mas nada disso vai travar a nossa ação", defendeu Marliatu Djaló.

Leia Também: Forças de segurança deixam sede do PAIGC em Bissau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório