Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Retiradas de casa oito mil pessoas devido a fogos no sudoeste de França

Na região, ficaram já destruídos mais de 6.000 hectares de floresta, que continua a arder incessantemente.

Retiradas de casa oito mil pessoas devido a fogos no sudoeste de França
Notícias ao Minuto

18:05 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Incêndios

Os vastos incêndios que têm afetado a região do Gironde, no sudoeste de França, destruíram já diversas habitações e obrigaram à retirada de mais de 8.000 pessoas das suas casas, está a noticiar a Reuters.

No local, caracterizado pelo céu negro devido ao intenso fumo resultante, ficaram já destruídos mais de 6.000 hectares de floresta, que continua a arder incessantemente.

Isto apesar dos esforços dos bombeiros no terreno, que têm vindo a ser apoiados no combate por vários meios aéreos.

"Prepare os seus documentos, os animais que pode levar consigo, alguns pertences e AGUARDE O PEDIDO DE EVACUAÇÃO que será feito pela polícia, oficiais ou voluntários que vão de porta em porta", alertou o município de Belin-Beliet, que fica precisamente na região de Gironde, através do Facebook. Isto, claro está, após as autoridades terem decidido evacuar parte da cidade.

Na aldeia vizinha de Hostens, a polícia tinha já levado a cabo esse procedimento, de forma a que os cidadãos pudessem fugir à medida que o fogo progredia no terreno.

Porém, alguns habitantes mostraram-se relutantes em abandonar as suas habitações. "É complicado ir com os cães e não podemos deixá-los aqui", afirmou Allisson Horan, de 18 anos, que ficou para trás com o seu pai.

Várias estradas de menores dimensões e até partes de uma autoestrada tiveram de ser cortadas por causa dos incêndios na região.

França, à semelhança de muitos outros países europeus (como Portugal), tem vindo a lutar este verão contra sucessivas ondas de calor e contra a pior seca desde que há registo. Dezenas de incêndios florestais estão atualmente em curso no país - sendo que pelo menos oito deles são considerados de grandes dimensões.

Leia Também: Brexit. Capitão de traineira britânica chega a acordo em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório