Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Brexit. Capitão de traineira britânica chega a acordo em França

O capitão do navio pesqueiro Cornelis, paralisado em Le Havre em outubro de 2021 durante as tensões pós-Brexit entre França e Reino Unido, chegou a um acordo com a justiça francesa sobre uma pena suspensa de multa.

Brexit. Capitão de traineira britânica chega a acordo em França
Notícias ao Minuto

22:18 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Brexit

Chamado a apresentar-se em tribunal por "pesca marítima não autorizada em águas marítimas ou salgadas francesas por um navio fora da União Europeia", o capitão do navio, Jondy Ward, pediu para comparecer em audiência em 12 de julho, "no âmbito de um procedimento de reconhecimento prévio de culpa", disse hoje à imprensa o procurador-adjunto do tribunal de Le Havre Cyrille Fournier.

"O presidente do tribunal aprovou uma sentença de 2.000 euros em multa integralmente acompanhada de pena suspensa sobre a qual o arguido e a acusação chegaram a um acordo", acrescentou.

Construída em 1985, a Cornelis Gert Jan, uma traineira de quase 36 metros de comprimento e oito metros de largura, foi desviado em outubro de 2021, suspeita de ter pescado mais de duas toneladas de vieiras sem licença válida.

Imobilizado no porto de Le Havre durante vários dias como parte dos controlos mais rígidos das autoridades francesas no Canal da Mancha, enquanto a França estava em conflito com o Reino Unido sobre as licenças de pesca pós-Brexit, a embarcação britânica conseguiu finalmente abandonar após uma semana.

"Estamos satisfeitos por termos este assunto resolvido e muito satisfeitos que a nossa tripulação e o nosso navio possam agora regressar a casa. A tripulação agiu com tranquilidade e profissionalismo durante todo o incidente. Estão bem-humorados, ansiosos para voltar junto dos seus entes queridos e estão gratos por todas as mensagens de apoio recebidas dos britânicos", disse o chefe de relações públicas da Macduff Shellfish, Andrew Brown, depois de a traineira Cornelis Gert Jan ter deixado Le Havre, em 03 de novembro do ano passado.

A Polícia Marítima francesa apreendeu o navio na costa da Normandia e deteve o seu capitão e a sua tripulação.

Leia Também: Documentário sobre 'Brexit' vence Festival de Melgaço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório