Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Julho foi o mês mais quente alguma vez registado em Espanha

Falta de chuva fez com que julho fosse o mês mais seco dos últimos 15 anos.

Julho foi o mês mais quente alguma vez registado em Espanha
Notícias ao Minuto

23:41 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Julho foi o mês mais quente desde que há registo em Espanha, devido à onda de calor que o país viveu entre os dias 9 e 26 e às temperaturas altas que se fizeram sentir nos restantes dias.

A temperatura média em Espanha, em julho, foi de 25,6ºC, quando a média registada entre 1981 e 2010 para o mesmo mês é de 22,8ºC, de acordo com os dados publicados na segunda-feira pela Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet).

O porta-voz de Aemet, Rubén del Campo, explicou que esta foi "a onda de calor mais importante de que há registo em Espanha".

Os termómetros estavam, em média, até 4 graus acima do normal na Galiza, centro e sul de Castela e Leão, Comunidade de Madrid, Extremadura, oeste de Castela-La Mancha e pontos interiores da Andaluzia e dos Pirinéus, avança o jornal espanhol ABC.

As temperaturas máximas diárias estavam em média 3,3 graus acima do normal, enquanto que as temperaturas mínimas estavam 2,2 graus acima da média. Esta é a segunda vez em Espanha que um mês ultrapassa uma temperatura média de 25ºC, sendo que a primeira vez foi em 2015, quando se registaram 25,4ºC.

O país não só bateu esse recorde como foi também o mês mais seco dos últimos quinze anos, o que se deveu à falta de chuva.

Leia Também: Mulher com cinco filhos que pedia comida na rua ganha lotaria em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório