Rio seco em Itália revela bomba da II Guerra Mundial por explodir

Foi encontrada por pescadores nas margens do rio Pó.

Bomba II GM
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto
08/08/2022 07:58 ‧ 08/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Itália

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial por explodir, que estava submersa num rio italiano, foi revelada devido à seca extrema naquela zona. O engenho explosivo, que pesava 450 quilos, foi encontrado por pescadores nas margens do rio Pó.

Segundo a BBC, grandes secções do rio de 650 quilómetros de comprimento secaram durante aquela que é a pior seca em Itália desde há 70 anos.

Normalmente o tempo seco e os baixos níveis de chuva, agravaram a escassez de água no norte do país e aumentaram os receios sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A bomba por detonar, que as autoridades italianas disseram conter 240 quilos de explosivos, foi descoberta perto da vila de Borgo Virgilio, na Lombardia, em julho.

Cerca de 3 mil habitantes próximos do local foram retirados para que, no domingo, especialistas pudessem realizar com segurança uma explosão controlada. O espaço aéreo da área também foi fechado brevemente, assim como o tráfego fluvial.

O Pó é o rio mais longo de Itália, flui dos Alpes do sudoeste até ao Mar Adriático - mas imagens de satélite deste ano mostram extensões do leito do rio secas como resultado da seca. As autoridades declararam estado de emergência o mês passado para as áreas ao redor do Pó, que irriga cerca de um terço da produção agrícola do país.
 
Veja as imagens da bomba e da detonação controlada na galeria acima.

Leia Também: Presidente mexicano pede a equipas de resgate que "façam mais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas