Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Olenivka. EUA dizem que Moscovo se prepara para plantar provas falsas

Moscovo acusa Kyiv de ter bombardeado a prisão de Olenivka, mas as autoridades ucranianas refutam as acusações. ONU já garantiu que está a trabalhar numa equipa que possa investigar o ataque.

Olenivka. EUA dizem que Moscovo se prepara para plantar provas falsas
Notícias ao Minuto

19:03 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Uma autoridade norte-americana afirmou que a Rússia se está a preparar para plantar provas falsas de modo a que pareça que o ataque à prisão de Olenivka, na região separatista de Donetsk, que matou cerca de 50 prisioneiros de guerra, foi causado pela Ucrânia.

Segundo a AFP, a autoridade, que pediu para não ser identificada, disse que os relatórios de inteligência mostram que a Rússia irá interferir antes de uma possível visita de investigadores externos.

"Acreditamos que as autoridades russas planeiam falsificar provas para atribuir o ataque à prisão de Olenivka em 29 de julho às forças armadas ucranianas. Prevemos que as autoridades russas irão tentar incriminar [os militares da Ucrânia] … em antecipação a jornalistas e potenciais investigadores que visitem o local do ataque", afirmou.

Recorde-se que, na quarta-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que o organismo está a trabalhar numa equipa que possa investigar o ataque, a pedido da Ucrânia e da Rússia, que se acusam mutuamente. 

Na prisão encontravam-se soldados Ucranianos detidos em Mariupol.

Leia Também: AO MINUTO: Cereais roubados chegam à Síria; Rússia vai falsificar provas?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório