Uma autoridade norte-americana afirmou que a Rússia se está a preparar para plantar provas falsas de modo a que pareça que o ataque à prisão de Olenivka, na região separatista de Donetsk, que matou cerca de 50 prisioneiros de guerra, foi causado pela Ucrânia.
Segundo a AFP, a autoridade, que pediu para não ser identificada, disse que os relatórios de inteligência mostram que a Rússia irá interferir antes de uma possível visita de investigadores externos.
"Acreditamos que as autoridades russas planeiam falsificar provas para atribuir o ataque à prisão de Olenivka em 29 de julho às forças armadas ucranianas. Prevemos que as autoridades russas irão tentar incriminar [os militares da Ucrânia] … em antecipação a jornalistas e potenciais investigadores que visitem o local do ataque", afirmou.
Recorde-se que, na quarta-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que o organismo está a trabalhar numa equipa que possa investigar o ataque, a pedido da Ucrânia e da Rússia, que se acusam mutuamente.
Na prisão encontravam-se soldados Ucranianos detidos em Mariupol.
Leia Também: AO MINUTO: Cereais roubados chegam à Síria; Rússia vai falsificar provas?