Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Espanha. Desativados quatro engenhos explosivos potencialmente perigosos

Foram encontradas duas granadas, uma mina anti-tanque e um projétil de artilharia de 90 mm.

Espanha. Desativados quatro engenhos explosivos potencialmente perigosos
Notícias ao Minuto

08:37 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Agentes da Polícia Nacional afetos ao Grupo de Eliminação de Explosivos (Tedax) em Almería desativaram quatro engenhos explosivos "potencialmente perigosos" que foram apreendidos em julho. No total, foram encontradas duas granadas, uma mina antitanque e um projétil de artilharia de 90 milímetros.

Segundo o 20 minutos, a mais recente apreensão teve lugar a 29 de julho quando um cidadão romeno foi apanhado na Estação Intermodal com uma Granada Tag-67 Airsoft Frag Delay, nos seus pertences.

Segundo a Polícia Provincial, é uma imitação da granada de fragmentação M67, utilizada pelas Forças Armadas norte-americanas e canadianas, embora, dado "o risco de transporte e manuseamento", tenha sido decidido neutralizá-la.

Alguns dias antes, especialistas em desativação de explosivos tinham sido destacados a uma casa na Plaza de Coscoja porque tinha sido encontrada uma granada de 40 milímetros entre os pertences de uma pessoa falecida. 

A Polícia Provincial também relatou a desativação de uma mina anti-tanque C5, contendo cerca de 1.800 gramas de explosivos, que estava meio enterrada na praia del Perdigal, com o sistema de segurança armado. 

Finalmente, em Paraje el Cuco de Almería, descobriram um projétil de artilharia de 90 milímetros.

Este modelo americano esteve em uso até ao final dos anos 80 para ser disparado das armas dos tanques M-47 e M-48. 

Leia Também: Calor e inflação provocam escassez de gelo em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório