Cientistas descobrem novo panda já extinto na Europa. Debate reacende-se

Origem do animal volta a ser questionada e o novo estudo reforça a ideia de que o animal pode não ter tido origem na Ásia.

Notícia

© Velizar Simeonovski/Journal of Vertebrate Paleontology

Notícias ao Minuto
01/08/2022 21:44 ‧ 01/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Pandas

Um novo estudo mostra que foi descoberto um panda já extinto, que habitou a Europa há milhões de anos. Esta descoberta traz de volta a discussão sobre a origem do animal, conhecido por ser oriundo da China.

A espécie, denominada Agriarctos nikolovi, foi identificada graças a dois dentes fossilizados encontrados num pedaço de carvão na Bulgária há quase 50 anos, segundo revela um estudo publicado no domingo no Journal of Vertebrate Paleontology. Esse mesmo estudo mostra que os pandas viviam na Europa há cerca de seis milhões de anos.

Os dentes estavam numa antiga coleção do  Museu Nacional de História Natural da Bulgária, graças ao geólogo Ivan Kikolov.

“Os dados paleontológicos mostram que os membros mais antigos deste grupo de ursos foram encontrados na Europa, e os fósseis europeus [espécies] são mais numerosos”, disse o principal autor do estudo, o paleontólogo Nikolai Spassov, do Museu Nacional de História Natural da Bulgária, citado pela NBC News.

“Isso sugere que o grupo pode ter-se desenvolvido na Europa e depois dirigiu-se para a Ásia, onde evoluiu mais tarde para Ailuropoda – o panda gigante moderno”, explicou.

O estudo agora divulgado mostra que este panda era menor que o panda gigante, mas os seus “dentes caninos eram proporcionalmente maiores, provavelmente devido à forte competição com outros carnívoros”. Ainda assim, a espécie comia sobretudo plantas.

O seu pelo também seria sobretudo preto e branco e a espécie vivia, segundo sugere o estudo, em florestas pantanosas.

O investigador notou que o clima na Europa era relativamente húmido naquela época, mas tornou-se muito mais seca, o que “certamente não foi favorável para a sobrevivência desta espécie florestal”. 

A NBC recorda que, em 2017, face ao crescente debate sobre a origem dos pandas, o jornal China Daily, administrado pelo Partido Comunista Chinês, mostrava como a ideia de que os pandas podem ter origem na Europa não era bem vista no país, afirmando que essa era uma noção ainda “prematura”.

Contudo, esta nova descoberta reforça aquelas que já foram feitas acerca da possível origem dos pandas na Europa.

Ainda assim, David Begun, professor de antropologia da Universidade de Toronto, que analisou os dentes e mandíbulas fossilizadas de um panda encontrado na Hungria com 10 milhões de anos, em 2013, notou que ainda não é possível determinar a origem do animal.

“Temos um bom registo fóssil na Europa começando por pelo menos 11,6 milhões de anos , mas não temos um registo fóssil completo na Ásia do mesmo período (…) Portanto, é impossível dizer se eles também estavam lá, mas permanecem desconhecidos”, disse à estação.

Leia Também: Um panda e o seu bolo de aniversário em Washington

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas