Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vistos para Portugal pedidos em Cabo Verde serão instruídos externamente

Os pedidos de visto apenas para Portugal, através da Embaixada em Cabo Verde, vão passar a ser instruídos, a partir de agosto, por uma empresa externa, para aumentar a capacidade e implementar o acordo de mobilidade da CPLP.

Vistos para Portugal pedidos em Cabo Verde serão instruídos externamente
Notícias ao Minuto

14:17 - 27/07/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Fonte consular portuguesa explicou hoje à Lusa que o objetivo da parceria com a empresa VFS Global é "aumentar a capacidade de recebimento de pedidos e, desse modo, contribuir para a implementação do acordo de mobilidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa [CPLP]".

"Mas a decisão final sobre a atribuição de visto continua a ser das autoridades portuguesas", sublinhou a fonte.

Em 2019, antes dos efeitos da pandemia de covid-19, a secção consular da Praia tramitou cerca de 3.000 processos de visto para Portugal e em 2021, apesar de algumas limitações em vigor nas viagens, cresceu para cerca de 6.000 pedidos.

Segundo uma informação pública divulgada pela embaixada, a medida, que não afeta os pedidos de visto para o Espaço Schengen, que continuam a ser tramitados pelo Centro Comum de Vistos da Praia, envolverá a colaboração da empresa VFS Global -- Visa Facilitation Services, na capital cabo-verdiana, entrando em vigor em 01 de agosto.

Aquela empresa, explica ainda, passará a "colaborar com os serviços da embaixada em matéria de vistos nacionais" pedidos em Cabo Verde, mas já apoia dezenas de postos consulares portugueses em todo o mundo na instrução dos pedidos de visto para Portugal.

"A VFS Global dará apoio aos requerentes na instrução dos seus pedidos de visto, na organização da documentação e no recebimento dos mesmos, deixando os requerentes de ter que se dirigir à embaixada para esse efeito", esclarece ainda a instituição.

Assim, acrescenta, passarão a ser entregues à VFS Global a partir de segunda-feira os novos pedidos de visto de todas as tipologias, exceto evacuações médicas ao abrigo de acordos bilaterais e seus acompanhantes, reagrupamentos familiares e vistos de estudo para o Ensino Superior, "cujo agendamento continuará, até indicação em contrário, a ser feito nos moldes atualmente em vigor".

Os agendamentos para entrega de vistos à VFS Global serão feitos exclusivamente através da página de Internet da empresa, a quem também caberá a "gestão e disponibilização regular de vagas" para esse efeito, explica ainda a nota da Embaixada de Portugal, acrescentando que o custo destes serviços serão suportados pelo requerentes.

De acordo com a informação disponibilizada pela VFS Global, ao requerente é cobrada uma "taxa de serviço" de 4.440 escudos (40 euros), "por pedido, para além das taxas de visto", valor "não reembolsável".

O Governo cabo-verdiano aprovou há uma semana, em Conselho de Ministros, alterações à lei sobre os estrangeiros, permitindo acomodar na legislação nacional as normas do acordo de mobilidade dentro CPLP.

"Um ano depois da sua assinatura e numa altura em que oito dos nove Estados-membros da CPLP concluíram já o seu processo de ratificação do acordo, aprovando a estrutura e os princípios essenciais propostos por Cabo Verde desde a primeira hora, o Governo dá mais um passo decisivo ao proceder à alteração da nossa lei de estrangeiros, visando incorporar na lei interna o acordo de mobilidade", anunciou o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Em causa está um projeto de proposta de Lei que procede à terceira alteração à lei que define o regime jurídico de entrada, permanência, saída e a expulsão de estrangeiros do território cabo-verdiano, bem como a sua situação jurídica, "de modo a incorporar as disposições normativas do acordo sobre a mobilidade entre os Estados-membros da CPLP, ratificado em agosto de 2021" pelo parlamento de Cabo Verde, nas modalidades genéricas de estadias de curta duração, estadias temporária com duração de um ano e residência.

"Tivemos a boa notícia que Portugal aprovou [21 de julho], na Assembleia da República, a sua alteração à lei de estrangeiros, visando também a incorporação do acordo de mobilidade na sua lei interna, com apenas uma condição: a reciprocidade. O Governo [de Cabo Verde] aprovou ontem [21 de julho] a proposta de alteração da nossa lei de estrangeiros, que agora segue para o parlamento visando a aprovação e subsequente promulgação, garantindo também a reciprocidade como princípio no âmbito da mobilidade na CPLP", acrescentou Paulo Rocha, ao apresentar, em conferência de imprensa, a proposta de alteração legislativa aprovada em Conselho de Ministros.

As alterações em Cabo Verde vão permitir garantir a "reciprocidade" com o que for aprovado por cada um dos restantes Estados-membros da CPLP, com o governante a dar o exemplo de Portugal como o país com o processo mais avançado para a implementação deste acordo, preparado durante a presidência cabo-verdiana da comunidade e ratificado por todos os Estados-membros na última cimeira de chefes de Estado da organização, em julho do ano passado, em Luanda.

Integram a CPLP, além de Cabo Verde e Portugal, também o Brasil, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

"Cabo Verde passará a estar em condições de estabelecer mobilidade com os diferentes países da CPLP por duas vias: através da assinatura de instrumentos adicionais de parceria, isto é, uma espécie de acordo Estado a Estado, e também diretamente, pela via do regime da reciprocidade assegurado pelas respetivas leis internas", disse ainda Paulo Rocha.

Leia Também: Cabo Verde debate estado da Nação em emergência social e económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório