Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

General dos EUA alerta para retomada de ataques do Irão

O principal general da Força Aérea norte-americana no Médio Oriente disse hoje que as milícias apoiadas pelo Irão podem retomar os ataques contra alvos dos EUA e dos seus aliados naquela região.

General dos EUA alerta para retomada de ataques do Irão
Notícias ao Minuto

06:45 - 22/07/22 por Lusa

Mundo EUA

Em declarações à imprensa, antes de assumir o seu novo cargo na Base Aérea de al-Udeid, no Qatar, o responsável pelas operações militares dos EUA no Iraque, Síria, Afeganistão e em toda a região, Alexus Grynkewich, expressou também os seus receios sobre a influência russa e chinesa, superpotências que competem pela influência económica e militar na região.

Segundo Grynkewich, os serviços secretos dos EUA verificaram recentemente que o Irão se prepara para enviar drones armados e desarmados para a Rússia, para serem utilizados na guerra contra a Ucrânia, o que, disse, "não é uma surpresa, mas é preocupante".

A representação do Irão nas Nações Unidas não respondeu, no imediato, a um pedido para comentar as afirmações.

Alexus Grynkewich, antigo diretor de operações no Comando Central em Tampa, na Florida, falou num momento em que as tensões permanecem elevadas na região devido ao programa nuclear do Irão, que cintinua em rápida expansão,  e as negociações para retomar o acordo nuclear de Teerão com as principais potências mundiais seguem num impasse.

"Estamos numa posição em que não estamos sob ataque de forma constante, mas podemos ver os planos para ataques a decorrer. Algo irá acontecer para desencadear contra nós esses planos e essa preparação", advertiu.

No mês passado, o Irão testou um míssil com um porta-satélites que levou a Casa Branca a ameaçar com mais sanções para impedir que Teerão acelere o seu avançado programa de mísseis balísticos.

Já na semana passada, Teerão apresentou drones armados nos seus navios de guerra no Golfo Pérsico, durante uma visita de Joe Biden à região.

Leia Também: Câmara dos Representantes dos EUA aprova proteção dos contracetivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório