Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Espécie em risco? Manatins da Flórida não estão livres da ameaça da fome

A poluição oceânica continua a 'destruir' as ervas marinhas de que estes mamíferos se alimentam.

Espécie em risco? Manatins da Flórida não estão livres da ameaça da fome
Notícias ao Minuto

23:05 - 20/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Biodiversidade

Apesar de este ano terem sido registados, até ao momento, menos óbitos de manatins na Flórida, nos Estados Unidos da América, face aos valores recorde atingidos em 2021, as autoridades de vida selvagem locais advertiram que a fome crónica continua a ser uma ameaça terrível e contínua para estes mamíferos marinhos.

Desde o início do ano e até 15 de julho foram confirmadas pela Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida 631 mortes de manatins, está a reportar a Associated Press. Um número que fica, ainda assim, abaixo dos 864 óbitos registados no mesmo período do ano anterior - quando um recorde destes mamíferos morreu devido à falta de ervas marinhas para se alimentarem, dizimadas pela poluição oceânica.

Ainda que o número de fatalidades registadas entre indivíduos da mesma espécie este ano tenha reduzido, as autoridades de proteção animal disseram esta quarta-feira, durante uma conferência de imprensa, que os manatins continuam a enfrentar opções alimentares decrescentes e que muitos dos sobreviventes estão bastante fracos, como consequência da subnutrição. 

Perante este cenário, Martine de Wit, uma veterinária que coordena os salvamentos de manatins doentes para a comissão estatal de defesa da vida selvagem, a forma como estes animais se alimentarem este verão determinará a sua taxa de sobrevivência durante o inverno.

"Não há comida de alta qualidade suficiente para os animais", revelou a mesma fonte, enquanto mostrava imagens de manatins com graves danos internos causados pela fome. "Vai ser duradouro. Vão passar anos até que se possa medir o verdadeiro efeito", apontou ainda.

Estes mamíferos aquáticos já figuravam na lista das espécies ameaças quando, há cerca de um ano atrás, foram alvo de uma onda de mortes sem precedentes.

Entre as principais causas para esta realizada está a poluição proveniente da agricultura, de fossas sépticas, do escoamento urbano e de outras fontes, que está a matar as erva marinhas de que se alimentam.

Leia Também: Surfista recorda ataque de tubarão que o cuspiu. "Ele procurava uma foca"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório