Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Reino Unido: Ex-secretário de Economia tem apoio para substituir Johnson

O secretário dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, e o vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, apoiaram hoje publicamente a candidatura do ex-secretário da Economia, Rishi Sunak, à liderança do Partido Conservador.

Reino Unido: Ex-secretário de Economia tem apoio para substituir Johnson
Notícias ao Minuto

13:40 - 12/07/22 por Lusa

Mundo Crise

Numa mensagem na rede social Twitter, Shapps anunciou que se retira da corrida à substituição do atual líder conservador e primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, agradecendo à sua equipa pela ajuda.

"Entre uma série de candidatos brilhantes, conversei com Rishi Sunak (ex-secretário da Economia), que acredito ter competência e experiência para liderar este país", explicou o titular da pasta governamental dos Transportes.

Dominic Raab também decidiu tornar público o seu apoio a Sunak, que se demitiu do seu cargo no Governo na passada semana, vendo o seu gesto repetido por mais de 50 outros funcionários da equipa de Boris Johnson, levando-o a anunciar que abandonaria a liderança dos conservadores até ao outono.

Raab justificou o seu apoio argumentando que Sunak "tem o que é preciso para liderar o Reino Unido nestes tempos económicos difíceis", acrescentando que o ex-secretário da Economia "é um verdadeiro conservador, imbuído dos valores dos empresários, do trabalho árduo e da família".

Embora Boris Johnson tenha apresentado sua demissão na quinta-feira passada, continua a exercer funções como chefe de Governo, temporariamente, enquanto o Partido Conservador prepara o processo de sucessão de liderança, que deverá terminar em 05 de setembro.

O chamado Comité de 1922 - que reúne deputados conservadores sem pasta - determinou na segunda-feira que os candidatos oficiais para preencher a vaga de líder do partido, e eventualmente de primeiro-ministro britânico, precisarão do apoio de pelo menos 20 deputados conservadores.

Essa comissão anunciará o nome do vencedor das eleições internas em 05 de setembro, pouco depois do regresso das sessões parlamentares, que serão retomadas após o intervalo de verão.

A demissão de Boris Johnson, de 58 anos, que assumiu o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em julho de 2019, ocorreu após a saída de dezenas de membros do seu executivo e de uma sucessão de escândalos.

Depois de David Cameron, em 24 de junho de 2016, e de Theresa May, em 24 de maio de 2019, Johnson é o terceiro primeiro-ministro conservador a demitir-se em apenas seis anos.

Leia Também: Reino Unido. Monkeypox 'endémico' se não forem tomadas "medidas urgentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório