Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Governo norueguês impõe fim greve de trabalhadores do gás e petróleo

O governo norueguês anunciou hoje que encaminhou o conflito entre os trabalhadores em greve do gás e petróleo e os seus empregadores para um órgão independente, impondo efetivamente, de acordo com a lei norueguesa, o fim da mobilização.

Governo norueguês impõe fim greve de trabalhadores do gás e petróleo
Notícias ao Minuto

23:58 - 05/07/22 por Lusa

Mundo Noruega

O governo interveio depois das paralisações levarem ao encerramento de três pequenos campos de petróleo e gás no Mar do Norte hoje, e o poderoso sindicato norueguês Lederne anunciou novas paralisações nos próximos dias para buscar melhores salários.

"O anunciado agravamento do movimento é muito preocupante no atual contexto, com a crise energética e a situação geopolítica, há uma guerra na Europa", explicou em comunicado, a ministra do Trabalho, Marte Mjos Persen.

A lei norueguesa permite que o governo obrigue a administração e os sindicatos a cumprir a decisão de um órgão independente.

Os empregadores alertaram hoje que a extensão da greve anunciada para sábado poderia reduzir massivamente a produção, citando 56% menos exportações de gás e a perda de 341.000 barris de petróleo por dia.

Desde a queda nas entregas de gás russo após a guerra na Ucrânia, a Noruega tornou-se a primeira alternativa da Europa para o fornecimento de gás.

Leia Também: Greve pode forçar Oslo a cortar exportações de gás até 60%

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório