Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Boris Johnson pede aos aliados da NATO para aumentarem despesas militares

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson vai pedir hoje aos aliados da NATO, durante a cimeira de Madrid, para aumentarem as suas despesas militares em resposta à invasão russa à Ucrânia, revelou o seu gabinete de Downing Street.

Boris Johnson pede aos aliados da NATO para aumentarem despesas militares
Notícias ao Minuto

06:22 - 29/06/22 por Lusa

Mundo NATO

Após a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, os países da aliança atlântica comprometeram-se a aumentar o seu orçamento de defesa para 2% do PUB até 2024, mas apenas oito dos 30 membros atingiram ou superaram essa meta até ao ano passado.

"Precisamos dos aliados, todos os aliados, para restabelecer a dissuasão e assegurar a defesa durante a próxima década", irá afirmar Boris Johnson durante a cimeira da NATO, na capital espanhola, segundo um comunicado de Londres.

No entendimento do líder britânico, a NATO deve adaptar-se às "novas e mais fortes ameaças" decorrentes da guerra na Ucrânia.

Johnson participa na cimeira da NATO com o compromisso de fortalecer a presença militar britânica na Estónia, país báltico que faz fronteira com a Rússia.

Londres vai contribuir, também, para um aumento do contingente de prontidão da NATO para 300 mil homens, que conta atualmente com 40 mil militares.

Leia Também: Ucrânia. Boris Johnson pede ajuda do G7 para desbloquear cereais 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório