Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Severodonetsk "totalmente ocupada" pela Rússia, alertou autarca

O responsável alertou os ucranianos ainda dentro da cidade que já não é possível sair para o território controlado pela Ucrânia.

Severodonetsk "totalmente ocupada" pela Rússia, alertou autarca
Notícias ao Minuto

16:26 - 25/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, está "totalmente ocupada" pelas forças russas após semanas de combates intensos, segundo informações do presidente da câmara, Oleksandr Stryuk.

"A cidade está agora totalmente ocupada pela Rússia. Estão a tentar estabelecer a sua própria ordem, pelo que sei já escolheram algum tipo de comandante”, disse o autarca, citado pela Reuters.

Adianta também que alertou os ucranianos ainda dentro da cidade que já não é possível sair para o território controlado pela Ucrânia.

As autoridades tinham dado ordem ontem para que as tropas se retirassem de Severodonetsk, tendo em conta as baixas pesadas que estavam a sofrer.

A cidade, que fica na região de Lugansk, tornou-se um campo de batalha muito agressivo nas últimas semanas e viu forças russas e ucranianas em grandes combates de rua. 

A queda desta cidade representa uma importante vitória para Rússia, tendo em conta que o invasor pretende tomar toda a região do Donbass, na Ucrânia, composta pelas Autoproclamadas Repúblicas de Lugansk e da vizinha Donetsk.

Lembra-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia. Moscovo diz ter matado "até 80" combatentes polacos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório