Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Explosão de mina causa ferimentos em oito 'capacetes azuis' no Mali

Oito 'capacetes azuis' da missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA, na sigla em Inglês) ficaram feridos, hoje, devido à explosão de uma mina na região de Tombouctou, onde estão presentes várias milícias, anunciou a ONU.

Explosão de mina causa ferimentos em oito 'capacetes azuis' no Mali
Notícias ao Minuto

21:57 - 23/06/22 por Lusa

Mundo Mali

Os feridos integram o contingente enviado pelo Burkina Faso para a MINUSMA, avançou à AFP um dirigente da ONU, na condição de anonimato.

"Uma patrulha dos 'capacetes azuis' atingiu hoje uma mina/engenho explosivo na zona de Ber", situada a 50 quilómetros de Tombouctou, escreveu na rede social Twitter o porta.voz da MINUSMA, Olivier Salgado.

Com cerca de 13 mil soldados, a MINUSMA criada em 2013 para apoiar o processo político no Mali, é a missão da ONU com mais mortos sofridos nas fileiras. Estão em curso negociações para renovar o seu mandato.

No total, 175 'capacetes azuis' já foram mortos no Mali.

No fim de semana passado, o Mali conheceu uma das piores carnificinas de civis, com o governo a indicar que foram assassinadas 132 pessoas por milícias, no centro do país, em Diallassagou e em outras duas localidades nas proximidades.

O Mali está a viver uma crise profunda de segurança, política e humanitária desde o início de insurreições independentistas e extremistas em 2012, a que se somam violências intercomunitárias e criminosas em geral.

Leia Também: Mediador da CEDEAO regressa ao Mali antes de cimeira decisiva

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório