Explosão de mina causa ferimentos em oito 'capacetes azuis' no Mali

Oito 'capacetes azuis' da missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA, na sigla em Inglês) ficaram feridos, hoje, devido à explosão de uma mina na região de Tombouctou, onde estão presentes várias milícias, anunciou a ONU.

Mali

© Shutterstock

Lusa
23/06/2022 21:57 ‧ 23/06/2022 por Lusa

Mundo

Mali

Os feridos integram o contingente enviado pelo Burkina Faso para a MINUSMA, avançou à AFP um dirigente da ONU, na condição de anonimato.

"Uma patrulha dos 'capacetes azuis' atingiu hoje uma mina/engenho explosivo na zona de Ber", situada a 50 quilómetros de Tombouctou, escreveu na rede social Twitter o porta.voz da MINUSMA, Olivier Salgado.

Com cerca de 13 mil soldados, a MINUSMA criada em 2013 para apoiar o processo político no Mali, é a missão da ONU com mais mortos sofridos nas fileiras. Estão em curso negociações para renovar o seu mandato.

No total, 175 'capacetes azuis' já foram mortos no Mali.

No fim de semana passado, o Mali conheceu uma das piores carnificinas de civis, com o governo a indicar que foram assassinadas 132 pessoas por milícias, no centro do país, em Diallassagou e em outras duas localidades nas proximidades.

O Mali está a viver uma crise profunda de segurança, política e humanitária desde o início de insurreições independentistas e extremistas em 2012, a que se somam violências intercomunitárias e criminosas em geral.

Leia Também: Mediador da CEDEAO regressa ao Mali antes de cimeira decisiva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas