Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Austrália. Autoridades dão vitória oficial aos trabalhistas

As autoridades australianas anunciaram hoje os resultados finais das eleições legislativas do passado dia 21 de maio e que deram a vitória aos trabalhistas liderados por Anthony Albanese, que ocupa agora o cargo de primeiro-ministro.

Austrália. Autoridades dão vitória oficial aos trabalhistas
Notícias ao Minuto

10:57 - 22/06/22 por Lusa

Mundo Austrália

A Comissão Eleitoral Australiana declarou hoje que o lugar de deputado de Cooper (Estado de Vitória) é o 77º parlamentar do Partido Trabalhista numa câmara constituído por 151 representantes. 

Anteriormente, os conservadores do Partido Liberal tinham sido declarados vencedores em O'Connor (Austrália Ocidental). 

A pequena vantagem alcançada pelos trabalhistas significa que o governo não vai ter de negociar com a oposição ou deputados "não-alinhados" para conseguir aprovar legislação na Câmara Baixa do parlamento de Camberra.  

A mesma situação não se verifica no Senado onde os trabalhistas só conseguiram 26 dos 76 lugares. 

Assim, se os trabalhistas convencerem os 12 senadores do Partido Verdes a apoiar as medidas defendidas por Albanese, o governo só precisará de persuadir um dos seis independentes ou "não-alinhados" para alcançar a maioria no Senado.

Os Verdes, concentrados em questões ligadas ao meio ambiente, detinham apenas nove lugares no Senado anterior.

O teste político inicial vai acontecer a 26 de julho quando o novo governo tentar aprovar legislação sobre a nova meta de redução de gases de efeito de estufa.

Os trabalhistas prometeram de reduzir - até 2030 - as emissões da Austrália em 43% abaixo dos níveis de 2005 e o governo adotou formalmente a meta na semana passada.

A coligação dos conservadores estabeleceu uma meta menos ambiciosa, defendendo uma redução de 28% até o final da década.

Por outro lado, o Partido Verdes disse que vai pressionar o governo para proibir a instalação de novas minas de carvão e projetos de gás.

Os Verdes pretendem que as emissões de gases de efeito estufa australianas sejam reduzidas em 75% até 2030.

Nas eleições gerais os principais partidos perderam deputados para as formações políticas que prometeram mais ações relativas às alterações climáticas.

O Partido Liberal perdeu seis deputados em votos que se transferiram para os independentes e Os Verdes.

O número de parlamentares "não-alinhados" com os principais partidos aumentou de sete para 16 no novo parlamento.

Leia Também: Estado australiano de Victoria proíbe exibição de suástica nazi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório