Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Estado australiano de Victoria proíbe exibição de suástica nazi

Este é o primeiro estado do país a banir especificamente o símbolo nazi. Sanções podem ir até um ano de prisão ou uma multa de 22 mil dólares australianos (cerca de 14 mil euros).

Estado australiano de Victoria proíbe exibição de suástica nazi
Notícias ao Minuto

10:56 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

O estado australiano de Victoria tornou-se o primeiro a proibir especificamente a exibição da suástica nazi. Segundo uma nova lei, quem demonstrar intencionalmente o símbolo pode ser condenado até um ano de prisão ou ser multado em 22 mil dólares australianos (cerca de 14 mil euros).

O primeiro-ministro de Victoria, Dan Andrews, disse que "ninguém tem o direito de espalhar racismo, ódio ou antissemitismo", refere a BBC. A medida foi tomada devido ao aumento acentuado de incidentes antissemitas recentemente.

Victoria já tem leis anti-discurso de ódio - mas foram criticadas por terem "lacunas". O esforço por uma reforma intensificou-se em 2020, quando um casal levantou uma bandeira com a suástica por cima de casa, irritando a comunidade local.

As autoridades estaduais chamaram a nova legislação de "momento de orgulho". Três outros estados disseram que vão introduzir leis semelhantes.

Existem isenções para a exibição do símbolo em contextos históricos, educacionais e artísticos. Também pode ser usado em contextos religiosos hindus, budistas e jainistas.

As pessoas serão processadas apenas se desafiarem um primeiro pedido para remover o símbolo. As novas leis entrarão em vigor no espaço de seis meses.

Leia Também: Austrália vai envolver-se diplomaticamente no caso Assange

Recomendados para si

;
Campo obrigatório