Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Xi Jinping pede luta conjunta contra crises energética e alimentar

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje um combate conjunto contra as crises energética e alimentar, renunciando às sanções unilaterais e ao protecionismo comercial.

Xi Jinping pede luta conjunta contra crises energética e alimentar
Notícias ao Minuto

19:35 - 17/06/22 por Lusa

Mundo Crise

necessário promover a globalização económica..., garantir a consolidação das cadeias produtivas, superar conjuntamente as crises energética e alimentar em prol da recuperação da economia mundial", disse o chefe de Estado numa mensagem de vídeo na sessão plenária do Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, na Rússia.

Xi Jinping considera necessário fortalecer "a coordenação das políticas de desenvolvimento e a harmonização dos regulamentos e padrões internacionais".

Além disso, o Presidente da República Popular da China pediu para "renunciar à prática de suspensão fornecimentos, sanções unilaterais e pressão máxima, e eliminar as barreiras comerciais".

A 12.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC) anunciou hoje em Genebra (Suíça) medidas para aliviar a crise alimentar.

A declaração final compromete os membros da OMC a "tomar medidas para tomar a produção e o comércio agrícola mais previsíveis e, portanto, menos voláteis de preços", embora os passos concretos para alcançar isso ainda tenham de ser definidos em reuniões futuras.

Também ficou acordado limitar as restrições à aquisição de ajuda alimentar humanitária pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

Leia Também: Promoção da democracia pelo Ocidente resultou no "caos" e "guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório